Semana do Meio Ambiente 2021 – Considerações do Evento

Entre os dias 07 e 11/06/2021, o Grupo Gestor Universidade Sustentável  (GGUS) ligado à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado, por meio das Câmaras Técnicas de Gestão de Resíduos e de Educação Ambiental, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Ambiental e Resíduos (GEARE), com o Plano Diretor Integrado (PDI) e com o Laboratório Fluxus, realizaram a Semana do Meio Ambiente 2021, com o tema: “Eu e a sustentabilidade na Unicamp”. O evento contou com várias atividades online e com a participação de mais de 1000 pessoas. Uma das atividades desta semana foi o Fórum Permanente “Avanços no gerenciamento de resíduos e cidades inteligentes”, organizado pela CTGR, quando se  discutiu a relação direta entre os projetos de cidades inteligentes e a gestão de resíduos sólidos, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras que visem a sustentabilidade no ambiente universitário e nas cidades, partindo do conceito de “campus universitário como um laboratório vivo” para a criação de soluções sustentáveis, atividade esta que teve 877 visualizações.

A DEPI realizou uma palestra sobre “Sustentabilidade na UNICAMP” destacando  o Plano Diretor da Unicamp, a Divisão de Meio Ambiente e a Divisão de Água e Energia. O GGUS organizou as palestras das Câmaras Técnicas de Gestão de Campus Inteligente, Educação Ambiental e Gestão de Energia. As unidades e órgãos da Unicamp também foram destaque trazendo convidados pelas redes sociais (Instagram), rodas de conversas, campanhas educativas, e-mails institucionais de sensibilização sobre a temática, reprodução de filmes, banner digital, entre outros. Ressaltamos, ainda, que essa semana foi realizada em parceria com a Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Campinas, através da Secretaria do Verde.