Lançamento do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) da UNICAMP

A Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) lançou, em 18 de junho de 2021, o Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) da UNICAMP, aprovado pela COPEI, em novembro de 2020.

A programação foi aberta pelo Engº. Lucas Oriolo – Coordenador de Execução da DEPI. Participaram, também, o Prof. Dr. Edson Tomaz – Coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Resíduos (CTGR), o Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva – Presidente do GGUS e o Prof. Dr. Douglas Soares Galvão – Diretor Executivo da DEPI.

O lançamento do programa ocorreu de forma online e teve a participação de 67 pessoas, dentre elas: diretores e facilitadores das  unidades e órgãos da UNICAMP, bem como funcionários e representantes de diversos órgãos.

Neste encontro, todos puderam entender a importância de cada faculdade e instituto implantar o seu Programa de Gerenciamento de Resíduos Local, incluindo os resíduos da Construção Civil, bem como as etapas que integram o gerenciamento destes resíduos e as responsabilidades de cada ator. Neste sentido, o evento contou com uma palestra ministrada pela Profa. Dra. Carmenlucia Santos Giordano Penteado, da Faculdade de Tecnologia (Campus I, de Limeira) e membro da CTGR, que abordou os conceitos, definições e marcos regulatórios relacionados ao tema. Ao término do evento, foi feita uma homenagem ao funcionário Ronald Giarola que aposentar-se-á brevemente e à Profa. Dra. Eglé Novaes, docente aposentada da Faculdade de Engenharia Civil. Ambos participaram, ativamente, dos trabalhos que culminaram com a criação deste programa.

O próximo passo será a capacitação dos facilitadores e indicados pelas unidades e órgãos para a elaboração e implantação do PGRCC, em busca de uma universidade mais sustentável.