Coordenadoria de Divisão de Sustentabilidade (CSUS)

A Coordenadoria de Divisão de Sustentabilidade (CSUS) foi criada para integrar o planejamento e as ações sustentáveis da universidade e está no quadro da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI).

A CSUS é composta pela Coordenadoria de Geoprocessamento, pela Coordenadoria Escritório Campus Sustentável e pelo Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS).

– Missão: planejamento, concepção, monitoramento e gestão de processos recorrentes e atividades operacionais e de ensino, pesquisa e extensão, orientadas à sustentabilidade na Unicamp, sua comunidade acadêmica e entorno. 

– Visão: posicionar a Unicamp como referência latinoamericana de planejamento apoiado em dados e gestão sustentável de ativos humanos, naturais, estruturais e econômicos. 

– Objetivos: 

  • assessorar a administração central e articular a comunidade acadêmica para implementação e acompanhamento da Política de Sustentabilidade. 
  • representar a Unicamp nas discussões locais, regionais, nacionais e internacionais sobre sustentabilidade em universidades. 
  • promover a cultura de decisão apoiada em dados e informações georreferenciadas na gestão da sustentabilidade na Unicamp.
  • Responsabilidades:

Processos Operacionais Padronizados recorrentes: 

  • Realizar o levantamento de dados e a elaboração dos indicadores de sustentabilidade da área operacional – infraestrutura, meio ambiente, água, energia, mudanças climáticas, mobilidade, acessibilidade, resíduos, ações sociais e culturais – para os sistemas de ranqueamento de universidades que a Unicamp participa, em colaboração com a PRDU. E fazer a submissão dos indicadores de sustentabilidade da Unicamp na plataforma de ranqueamento de universidades sustentáveis Universitas Indonesia GreenMetric. 
  • Monitorar e analisar os indicadores de sustentabilidade da Unicamp. 
  • Elaborar projetos para melhoria da sustentabilidade na Unicamp.
  • Elaborar o relatório anual de sustentabilidade e das emissões de carbono e de gases de efeito estufa da Unicamp anualmente. 
  • Respeitar e fazer cumprir os pactos, os acordos e os compromissos internacionais referentes à política e à gestão socioambiental na sua esfera de competência.
  • Representar a Unicamp em eventos nacionais e internacionais na temática da sustentabilidade em universidades. 
  • Zelar pelo cumprimento dos compromissos da Unicamp frente às entidades parceiras no âmbito da sustentabilidade. 

 

Atividades de normatização e planejamento: 

  • Implementar a política de sustentabilidade na Unicamp, tendo como pressupostos a participação ativa e a incorporação das contribuições de todos os segmentos da comunidade universitária.
  • Planejar as ações de sustentabilidade da Unicamp.
  • Definir e regulamentar os mecanismos de levantamento, registro, armazenamento e preservação de dados e informações relacionadas à sustentabilidade.

A Unicamp está em busca da sustentabilidade em seus campi desde os anos 2000, quando começaram as primeiras reuniões sobre a necessidade da criação de uma política ambiental, que, em um primeiro momento, foi representada pelo Grupo Gestor de Resíduos, junto à Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), criado através da Resolução GR-94/2003. A Política Ambiental para a Unicamp foi institucionalizada em novembro de 2010, através da Deliberação CONSU 533/2010, a partir do Grupo Gestor Ambiental/CGU. Como evolução à Política Ambiental, a Unicamp criou o Sistema de Gestão Universidade Sustentável, que culminou na criação do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS) através da Resolução 41/2014. Desde 2018, o GGUS integra o quadro da DEPI e colabora, através das Câmaras Técnicas de Gestão, com o levantamento e a assessoria nas áreas de sustentabilidade. 

Desde 2019, a DEPI realiza o levantamento de dados, a elaboração dos indicadores de sustentabilidade, a submissão dos indicadores de sustentabilidade ao sistema de ranqueamento de universidades sustentáveis UI GreenMetric, além de monitorar esses indicadores, com propostas de projetos de melhoria em sustentabilidade para a Unicamp. Até 2021, essa tarefa era do Plano Diretor Integrado da Unicamp e, a partir da criação da CSUS, em 2022, passou a ser uma de suas responsabilidades, contribuindo para a gestão e melhoria contínua na transição para universidade sustentável.