Equipe DEPI lança Plano de Gestão de Resíduos Local (PGRL)

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS LOCAL (PGRL)

A DEPI tem a missão de planejar e empreender o território da Unicamp de forma sustentável, integrando teorias e técnicas para melhoria da qualidade de vida de seus docentes, alunos, funcionários e usuários, contribuindo para a excelência universitária e para o desenvolvimento da sociedade. Assim sendo, se vê responsável em se apresentar como agente na disseminação de boas práticas na geração, descarte e destinação de resíduos, para a comunidade universitária.

Com esse intuito, a DEPI, em 2020,  através de seus colaboradores, elaborou um Plano de Gestão de Resíduos Local (PGRL), com a finalidade de demonstrar as diretrizes do gerenciamento dos resíduos. A seguir, segue os objetivos do PGRL:

• OBJETIVOS.
  • Tornar a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) um órgão de referência na universidade, por meio da implantação da estratégia Lixo Zero;
  • Incentivar que as compras da DEPI  considerem os critérios sustentáveis de aquisições;
  • Incentivar a minimização dos resíduos, através da aplicação dos 5R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar);
  • Sensibilizar as comunidades interna e externa das unidades/órgãos sobre a segregação e disposição/destinação adequada dos resíduos;
  • Proporcionar o cumprimento da legislação vigente.

Participaram dessa  elaboração, a Comissão Ambiental da DEPI composta por:

• Maria Gineusa de M. e Souza – coordenação;
  • Anderson de Oliveira Venturini;
  •  Eliandra Mara Ruiz; Gislaine Ap. Moreira;
  • Gabriela Marques Romero;
  • Lucas Oriolo Rodrigues;
  • Luciana Fernandes de Souza;
  • Mayara Leme de Araujo Pires e
  • Washington Roberto R. da Silva

Para ter acesso ao documento completo “PGRL e Protocolos”, clique aqui.