Geoprocessamento apresenta projeto “Web Map dos ambientes internos da Unicamp” em evento sobre permanência estudantil e 10 anos de leis de cotas

O V Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp – PAPE-G será realizado em conjunto com o II Seminário Internacional de Serviços de Apoio aos Estudantes da Unifesp. A Coordenadoria de Geoprocessamento da DEPI fará a apresentação do projeto de “Web Map dos ambientes internos da Unicamp” no evento.

Informações do Evento:

Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade: Campinas / São Paulo
Local: UNICAMP Universidade Estadual de Campinas
Data: quinta-feira, 20 de outubro de 2022

A iniciativa conjunta da Unicamp e Unifesp têm como objetivo divulgar e fomentar a reflexão e a construção de conhecimento em torno dos projetos institucionais ligados às bolsas sociais e as políticas de permanência. O evento visa oferecer oportunidade de aprimorar a formação dos estudantes, proporcionar um espaço de reflexão e formação para profissionais que atuam junto a estudantes de todo o país.

Web map dos ambientes internos da Unicamp: finalização e atualização

Sobre o Projeto:

O projeto estratégico “Web Map dos ambientes internos da Unicamp”, liderado pela Coordenadoria de Geoprocessamento da DEPI/Reitoria, consiste em construir um banco de dados geográficos com informações quantitativas e qualitativas de todos os espaços dentro dos prédios de todos os campi da Universidade, podendo gerar mapas temáticos dinâmicos e indicadores diversos em painéis de controle (dashboards). Será possível identificar o tipo de uso de cada ambiente e sua respectiva localização (salas de aula, laboratórios, administrativo, podendo ser acessado através de um computador ou de um smartphone conectado à internet. Este Web Map também será um repositório para inserção de outras informações específicas de cada Unidade.

O web map dos ambientes internos da Unicamp é uma ferramenta de gestão em todos os níveis, pois permite visualizar a distribuição de todas as salas de aula, auditórios, administrativo, laboratórios etc. de qualquer edificação da Universidade e, também, é uma ferramenta de planejamento, pois permite vislumbrar redistribuições e readequações de espaços. Além disso, é um instrumento de transparência da Universidade, à medida que o web map e dashboard são disponibilizados para toda a comunidade interna e externa e publicados no Atlas da Unicamp.

Vanderlei Braga – Coordenador de Georreferenciamento, Sara Figueiredo – Bolsista do Projeto e Milene Carvalho – Co-coordenadora do Projeto

Objetivos do Projeto:

O projeto tem como objetivo criar um banco de dados geográficos e disponibilizar informações quantitativas e qualitativas dos ambientes internos das edificações da Unicamp através de mapas temáticos dinâmicos (web maps) e painéis de controle (dashboards), que serão utilizados para fins de gestão (em todos os níveis), planejamento (territorial e estratégico) e transparência da Universidade.

Exemplos das telas dos ambientes georreferenciados desenvolvidos pelo projeto

Atividades desenvolvidas pelos bolsistas:

Os bolsistas SAE (sob orientação profissional) executam tarefas de mapeamento e identificação o tipo de uso de cada ambiente e sua respectiva localização (salas de aula, laboratórios, administrativo etc.), conforme o seguinte método:

1) atualização no AutoCAD dos mapas dos layouts internos de todas edificações da Universidade, com medições in loco;
2) georreferenciamento e extração das informações geométricas do arquivo CAD e incorporação da planilha Excel na camada dos ambientes internos (informações quantitativas e qualitativas) no ArcGIS Pro;
3) upload da camada no ArcGIS Online, além da construção, publicação e compartilhamento dos web maps temáticos e aplicativos.

Resultados alcançados pelo projeto:

Com o trabalho realizado pelos profissionais e bolsistas envolvidos no projeto, foi possível publicar os resultados parciais em forma de web map e dashboard no Atlas da Unicamp (atlas.unicamp.br), sendo possível localizar todos os ambientes internos levantados no 1º e 2º ciclos (o 3º e último ciclo de levantamentos será finalizado em setembro). Também foi criado um aplicativo na plataforma ArcGIS, para que representantes das Unidades (nomeados pelos Diretores) sejam orientados e realizem a atualização das informações.

Autores do Projeto:

Vanderlei Braga