Geoprocessamento apresenta projeto “Web Map dos ambientes internos da Unicamp” em evento sobre permanência estudantil e 10 anos de leis de cotas

O V Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp – PAPE-G será realizado em conjunto com o II Seminário Internacional de Serviços de Apoio aos Estudantes da Unifesp. A Coordenadoria de Geoprocessamento da DEPI fará a apresentação do projeto de “Web Map dos ambientes internos da Unicamp” no evento.

Informações do Evento:

Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade: Campinas / São Paulo
Local: UNICAMP Universidade Estadual de Campinas
Data: quinta-feira, 20 de outubro de 2022

A iniciativa conjunta da Unicamp e Unifesp têm como objetivo divulgar e fomentar a reflexão e a construção de conhecimento em torno dos projetos institucionais ligados às bolsas sociais e as políticas de permanência. O evento visa oferecer oportunidade de aprimorar a formação dos estudantes, proporcionar um espaço de reflexão e formação para profissionais que atuam junto a estudantes de todo o país.

Web map dos ambientes internos da Unicamp: finalização e atualização

Sobre o Projeto:

O projeto estratégico “Web Map dos ambientes internos da Unicamp”, liderado pela Coordenadoria de Geoprocessamento da DEPI/Reitoria, consiste em construir um banco de dados geográficos com informações quantitativas e qualitativas de todos os espaços dentro dos prédios de todos os campi da Universidade, podendo gerar mapas temáticos dinâmicos e indicadores diversos em painéis de controle (dashboards). Será possível identificar o tipo de uso de cada ambiente e sua respectiva localização (salas de aula, laboratórios, administrativo, podendo ser acessado através de um computador ou de um smartphone conectado à internet. Este Web Map também será um repositório para inserção de outras informações específicas de cada Unidade.

O web map dos ambientes internos da Unicamp é uma ferramenta de gestão em todos os níveis, pois permite visualizar a distribuição de todas as salas de aula, auditórios, administrativo, laboratórios etc. de qualquer edificação da Universidade e, também, é uma ferramenta de planejamento, pois permite vislumbrar redistribuições e readequações de espaços. Além disso, é um instrumento de transparência da Universidade, à medida que o web map e dashboard são disponibilizados para toda a comunidade interna e externa e publicados no Atlas da Unicamp.

Vanderlei Braga – Coordenador de Georreferenciamento, Sara Figueiredo – Bolsista do Projeto e Milene Carvalho – Co-coordenadora do Projeto

Objetivos do Projeto:

O projeto tem como objetivo criar um banco de dados geográficos e disponibilizar informações quantitativas e qualitativas dos ambientes internos das edificações da Unicamp através de mapas temáticos dinâmicos (web maps) e painéis de controle (dashboards), que serão utilizados para fins de gestão (em todos os níveis), planejamento (territorial e estratégico) e transparência da Universidade.

Exemplos das telas dos ambientes georreferenciados desenvolvidos pelo projeto

Atividades desenvolvidas pelos bolsistas:

Os bolsistas SAE (sob orientação profissional) executam tarefas de mapeamento e identificação o tipo de uso de cada ambiente e sua respectiva localização (salas de aula, laboratórios, administrativo etc.), conforme o seguinte método:

1) atualização no AutoCAD dos mapas dos layouts internos de todas edificações da Universidade, com medições in loco;
2) georreferenciamento e extração das informações geométricas do arquivo CAD e incorporação da planilha Excel na camada dos ambientes internos (informações quantitativas e qualitativas) no ArcGIS Pro;
3) upload da camada no ArcGIS Online, além da construção, publicação e compartilhamento dos web maps temáticos e aplicativos.

Resultados alcançados pelo projeto:

Com o trabalho realizado pelos profissionais e bolsistas envolvidos no projeto, foi possível publicar os resultados parciais em forma de web map e dashboard no Atlas da Unicamp (atlas.unicamp.br), sendo possível localizar todos os ambientes internos levantados no 1º e 2º ciclos (o 3º e último ciclo de levantamentos será finalizado em setembro). Também foi criado um aplicativo na plataforma ArcGIS, para que representantes das Unidades (nomeados pelos Diretores) sejam orientados e realizem a atualização das informações.

Autores do Projeto:

Vanderlei Braga
Milene Carvalho
Marcelo Ambieri
Renato Lopes Campagnoli
Thaissa Bialtas
Christian José Biazotto
Vinícius Ariel Oliveira
Debora Pereira Alves
Pedro Henrique Sendretti
Stephany Souza Ramos
Leonardo Neri Virtoriano
Gabriel Bote Alberti
Caroline Carli Ribeiro
Jordana Martins Andrade
Mateus Bernardo de Oliveira
Ananda Soares Moreira
Ruth Ferreira da Silva
William Chinelato
Cristiane Galvão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *