DEPI marca presença no ENEAC 2022 com apresentação do projeto dos Núcleos de Acessibilidade

Projeto que é objeto de artigo científico que acaba de ser apresentado no XI ENEAC 2022, que aconteceu em Santa Maria-RS, apresenta os Núcleos de Acessibilidade como solução adotada pela universidade para tornar acessível a tipologia de edifícios conhecida como “Pinotinho”.

Equipe UNICAMP no ENEAC 2022

São aproximadamente 80 prédios construídos nas décadas de 1980 e 90 nos campi da Unicamp, que não atendem às condições mínimas de acessibilidade, constituindo um problema crônico para a Universidade.
Hoje, o projeto dos Núcleos de Acessibilidade é um dos projetos de maior relevância da Área de Planejamento “Mobilidade e Acessibilidade” do Plano Diretor Integrado – 2021-2030 da Unicamp.
Dois Núcleos de Acessibilidade já foram executados – na FEF e no prédio do CONSU e outros 14 estão em vias de iniciar a obra.

Este projeto foi concebido pela Arquiteta Dra.Flávia Brito Garboggini, hoje atuando na Coordenadoria de Gestão de Empreendimentos da DEPI e teve a coordenação do seu desenvolvimento a cargo da Arquiteta MsC Edilene Teresinha Donadon, que hoje atua na Prefeitura do Campus.

Apresentação do projeto por Dra.Flávia Brito Garboggini – DEPI

O Projeto do Núcleo de Acessibilidade também já foi tema de outros trabalhos científicos apresentados pelas duas arquitetas em outros eventos tais como: “54th World Congress – Building Communities for the Cities of the Future” em Porto Alegre e SIMTEC- Unicamp.

Para conferir o artigo, acesse o link: