DEPI/GEARE realiza o 2º edição do curso online para os facilitadores.

DEPI/GEARE realiza o 2º edição do curso online sobre elaboração e revisão do Plano de Gestão de Resíduos Local  para os facilitadores.

A Unicamp sempre foi protagonista em projetos voltados para a gestão de resíduo em campus universitários, uma das ações de grande relevância neste âmbito foi o primeiro curso online de formação dos facilitadores para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos das Unidades (PGR) realizado em 2008 e promovido pelo Grupo Gestor Ambiental – GGA, Célula Operacional de Resíduos – COR, Agência de Formação de Profissionais da Unicamp – AFPU, atualmente – Escola de Educação Corporativa – EDUCORP e Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais – GGTE . O curso foi semipresencial e utilizou a plataforma TelEduc, ambiente virtual de aprendizagem com educação à distância. Esta formação foi direcionada para Unidades/Órgãos que tinham resíduos perigosos (Biológicos, Químicos e Radioativos) e envolveu a participação de 93 facilitadores oriundos de 36 Unidades/Órgãos, resultando na apresentação de 31 PGRs.

Em 2020, a Gestão Ambiental e de Resíduos – GEARE, ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, organizou uma nova formação totalmente online visando a elaboração e/ou revisão do Plano de Gestão de Resíduos Local – PGRL em parceria com a EDUCORP. No total serão 36 Unidades/Órgãos contempladas com essa formação que terá várias edições até 2021. Na turma iniciada em 29/10/2020 foram priorizadas as Unidades da área da saúde. Os objetivos do curso são formar e capacitar os facilitadores da Universidade em Gestão Ambiental e de Resíduos, disseminar os Programas Ambientais Institucionais, bem como fomentar a implantação de projetos de sustentabilidade nas Unidades que auxiliem na elevação dos indicadores de Sustentabilidade da Unicamp. A primeira turma do curso se encerrará com a apresentação do PGRL das Unidades/Órgãos em março de 2021. Em 2021 serão realizadas mais duas edições do curso para contemplar todas as Unidades/Órgãos com geração de resíduos perigosos.  Para 2022, a DEPI/GEARE está planejando realizar uma nova versão do curso para contemplar as Unidades/Órgãos que só geram resíduos urbanos.

Esse curso vai de encontro ao Planejamento Estratégico da Universidade – PLANES de 2016 – 2020 que em seu item 7 – Sustentabilidade, visa promover, entre outros itens, a  Preservação Ambiental, incentivar o Campus Verde e investir na criação dos living labs que criam oportunidades de inserir o assunto Sustentabilidade no cotidiano das atividades de ensino.