Campanha Unicamp Solidária na TV Câmara

Na última sexta feira, dai 26, a Campanha Unicamp Solidária foi tema de reportagem na TV Câmara, canal da Câmara dos Vereadores da cidade de Campinas. A reportagem foi ao no programa Câmara Total.

Em operação desde março de 2020, o objetivo da Campanha Unicamp Solidária-Cestas Básicas é ajudar a população mais vulnerável da cidade de Campinas por meio da doação de alimentos e produtos de higiene e limpeza. De acordo com dados da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campinas, por conta da pandemia cresceu muito o número de famílias com dificuldades de adquirir alimentos e produtos de limpeza. Por meio da Campanha, a Unicamp fortalece as ações da Prefeitura no atendimento à essas famílias. “Acreditamos que a Unicamp tem uma importante função social e foi nesse sentido que a DEPI se engajou nessa Campanha, para ajudar a cidade de Campinas nesse momento crítico que enfrentamos”, afirmou o diretor da DEPI, Marco Aurelio Pinheiro Lima.

A pandemia não acabou e seus efeitos ainda serão sentidos por um bom tempo. “As doações continuam sendo necessárias e ajuda de todos pode beneficiar várias famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional”, disse a Secretária de Assistência Social de Campinas, Eliane Jocelaine Pereira. Confira a reportagem:

Como funciona – O site da campanha foi desenvolvido pela equipe de TI da Funcamp, que inclui uma área exclusiva para o acompanhamento das doações recebidas. “Como Fundação de apoio à Universidade e motivada pelo objetivo da campanha – de atender a população em situação de vulnerabilidade de Campinas – a Funcamp incorporou a iniciativa da Universidade e disponibilizou as ferramentas necessárias para execução do projeto”, contou Cleusa Ferreira, diretora da Funcamp. Para facilitar as doações a ferramenta desenvolvida foi integrada com a operadora de cartão de crédito e com o sistema de emissão de boletos bancários, visando abranger o maior número possível de doadores. Com os valores arrecadados, a área de compras da Fundação efetua a aquisição de cestas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social que determinou a composição destas cestas. Elas são entregues diretamente no Banco de Alimentos de Campinas.

Então, instituições já cadastradas na Secretaria de Assistência Social de Campinas retiram as cestas para entregar às famílias em situação de vulnerabilidade. A Fundação elabora a prestação de contas destas aquisições que estão disponibilizadas no site e permite transparência na utilização dos recursos.

Números

• Valor arrecadado até agora: R$ 1.441.940,46
  • Cestas adquiridas e entregues no Banco de Alimentos de Campinas: 27.197
  • Doadores: 1009