Coordenadoria de Geoprocessamento da DEPI lança o dashboard “Funcionários da Universidade Estadual de Campinas”

A Coordenadoria de Geoprocessamento da DEPI/CSUS lançou o dashboard “Funcionários da Universidade Estadual de Campinas (2022)”, que mostra a distribuição geográfica atual de todos os funcionários técnico-administrativos e docentes da Unicamp, através de um mapa interativo (web map) e indicadores e gráficos interligados ao mapa. A base de dados geográfica que gerou o dashboard foi criada a partir da extração das informações do banco de dados da DGRH – Diretoria Geral de Recursos Humanos da Universidade, através do processo de geocodificação de endereços, mantida a proteção das informações individuais dos servidores, como nome e matrícula. Para adquirir a localização da residência de cada funcionário utilizou-se apenas o CEP, para que não seja identificada a localização exata de moradia.

Todos os gráficos e alguns indicadores são dinâmicos, ou seja, os dados mostrados se modificam conforme o web map é manipulado (zoom in/out ou deslocamento). Alguns gráficos também possuem filtros que, ao clicar sobre eles, as proporções no web map se modificam conforme a seleção no gráfico.

Os dados interativos podem ser consultados na página do Atlas da UNICAMP, clicando AQUI

O conhecimento geográfico da distribuição da população da Unicamp no território pode subsidiar vários tipos de ação, sobretudo voltados à gestão e ao planejamento estratégico e territorial da Universidade. Por exemplo, é possível visualizar e analisar a distribuição geográfica através do perfil dos funcionários por Unidade, carreira, nível escolar e município de residência, assim como entender a distribuição espacial dos servidores técnico-administrativos pelo horário de trabalho. Isso torna possível melhorar e ampliar políticas e ações da/na universidade e da interlocução desta com órgãos externos, como mobilidade (serviço de fretados, estacionamentos etc.), políticas de moradia, vigilância do campus, ocupação dos prédios por faixa de horário, entre outras.

O dashboard “Funcionários da Universidade Estadual de Campinas (2022)” é público pode ser acessado através do Atlas da Unicamp (https://atlas.unicamp.br) ou diretamente neste link: https://www.arcgis.com/apps/dashboards/a808508878a6425782f7d63bc4607395