DEPI/GEARE realiza a 1ª edição do curso presencial para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Local – PGRL nas áreas administrativas, de todos os campi da Unicamp. O curso é oferecido pela GEARE através da EDUCORP. Nesta etapa foi priorizada a formação das unidades e órgãos que não geram resíduos perigosos. Estão participando 19 unidades e órgãos, num total de 25 servidores.

Amanda Almeida e Washington Roberto, da equipe GEARE, ministrantes do curso

Essa formação foi planejada e coordenada pela Educação para a Gestão de Resíduos da GEARE e faz parte do plano de capacitação para a ferramenta PGRLe para capilarização do Programa de Gestão de Resíduos da Unicamp, bem como dos Protocolos de Manejo de cada tipologia de resíduo. Foram abordados no curso: a prevenção da geração de resíduos, o Programa de Resíduos da Construção Civil e o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos da CETESB (SIGOR). No Módulo V do curso os alunos visitaram, em 29/09/2022, a DEPI/GEARE para conhecerem o PGRL DEPI e sua implantação.

Para outubro os alunos do curso irão montar suas comissões e equipes locais, para elaboração dos seus PGRLs com a assessoria da GEARE. Em novembro e dezembro as unidades/órgãos apresentarão seus PGRLs.

A GEARE atua em consonância com as orientações da Câmara Técnica de Gestão de Resíduos (CTGR) e os Programas Ambientais da Universidade validados, visando atender a legislação Federal, Estadual, Municipal e da própria Universidade.

Regina Micaroni, Coordenadora do GEARE

1 comentário em “DEPI/GEARE realiza a 1ª edição do curso para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Local – PGRL para as áreas administrativas”