Câmara Técnica de Gestão Campus Inteligente do GGUS-DEPI lança mapa e painel de controle em tempo real sobre dispositivos conectados à rede Wi-Fi da UNICAMP

O dashboard “UNICAMP – Conexões por ponto de Wi-Fi, em tempo real”, idealizado pela Câmara Técnica de Gestão Campus Inteligente – CTGCIn (que faz parte do Grupo Gestor Universidade Sustentável – GGUS/DEPI), está no ar e mostra a distribuição geográfica e o número de dispositivos (como celulares, notebooks etc.) conectados à rede sem fio conhecida como eduroam. O número de conexões por AP (Access Point, que é o transmissor de sinal de Wi-Fi) é atualizado a cada 2 minutos, o que permite visualizar, em tempo real, a quantidade de aparelhos conectados a esta rede e estimar a distribuição geográfica de pessoas no campus. É importante destacar que este sistema não coleta qualquer identificação pessoal, ocorrendo apenas a contagem de dispositivos por AP.

O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) já possuía a informação do número de conexões por AP, mas a ideia foi de disponibilizá-la através de um dashboard (ou painel de controle) contendo um web map dinâmico, interligado a indicadores e gráficos também dinâmicos. Para isso, a equipe técnica da Coordenadoria de Geoprocessamento (CGEO), área pertencente à Coordenadoria de Sustentabilidade (CSUS) da DEPI/GR/UNICAMP, utilizou a plataforma ArcGIS para viabilizar a integração dos dados entre CCUEC e o banco de dados geográficos de distribuição dos APs no campus, através do servidor de dados em tempo real ArcGIS GeoEvent.

A equipe técnica do CCUEC padronizou e disponibilizou a fonte de dados que, por sua vez, alimenta diretamente o banco de dados geográficos com informações como o número de conexões e o status do AP. Essas informações são mostradas em forma de mapas temáticos quantitativos e qualitativos, com diferentes camadas (representadas, por exemplo, como mapa de calor) e integradas ao mesmo banco de dados. O web map também está interligado aos indicadores e gráficos, todos atualizados automaticamente. O próximo passo neste projeto é o mapeamento dos APs internos das unidades. Isto acontecerá por meio da disponibilização de uma ferramenta para os administradores de TI cadastrarem os equipamentos que estão dentro do domínio das diferentes unidades de ensino e pesquisa.

Esta iniciativa abre várias possibilidades de novas integrações com sistemas e dispositivos inteligentes que geram informações que possam ser visualizadas em web maps dinâmicos e em tempo real. A disponibilização de informações georreferenciadas de transporte urbano e mobilidade, sistemas de monitoramento (fauna silvestre nos corredores ecológicos, monitoramento dos reservatórios e de enchentes, segurança) entre outros que subsidiam a gestão e o planejamento da Universidade vai ao encontro da construção de um campus realmente “inteligente”.

A CTGCIn, criada em outubro de 2018, é composta pelos/as docentes Juliana Freitag Borin (IC – coordenadora da CTGCIn), Henrique Cândido de Oliveira (FECFAU), Ieda Kanashiro Makiya (FCA) e Leandro Tiago Manera (FEEC) e pelos/as profissionais Cleusa Regina Manga Ribeiro Milani (profissional TI/CITIC), Rachel de Carvalho Paschoalino (profissional TI/CCUEC), Rafael Pereira de Sousa (profissional TI/Prefeitura Universitária), Tania Almeida (colaboradora aposentada UNICAMP) e Vanderlei Braga (geógrafo/DEPI-Geoprocessamento), atuando na proposta de diretrizes para nortear o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias que visem tornar os campi da universidade mais inteligentes.

Além disso, a câmara busca promover a integração de diferentes soluções tecnológicas (nas camadas de conectividade, dados e aplicações) de campus e cidade inteligente desenvolvidas na Universidade. Para isso, a articulação entre órgãos, unidades e grupos da universidade que têm intersecção com essa temática tem sido fundamental. Em breve, a equipe da câmara ampliará sua interação com a comunidade por meio da disponibilização de um mapa colaborativo onde pessoas ligadas à Unicamp que tenham projetos que utilizam dispositivos inteligentes (como sensores, atuadores, medidores inteligentes) poderão indicar a localização destes equipamentos. Este mapeamento potencializará parcerias entre diferentes projetos promovendo a migração de um campus digital para um campus inteligente.

Para acessar o Atlas UNICAMP:

Círculos proporcionais e mapa de calor representando o número de conexões por AP em tempo real, às 11:30 hs do dia 19/05/2022.

Círculos proporcionais e mapa de calor representando o número de conexões por AP em tempo real, às 16:00 hs do dia 19/05/2022.

Buffers de 50 metros e número de conexões por AP em tempo real, às 9:15 do dia 20/05/2022.