Concluída obra de reforma para instalação do Centro de Memória da Unicamp

Foi concluída a obra de reforma do terceiro pavimento da BC para instalação do Centro de Memória da Unicamp.

O Centro de Memória – Unicamp (CMU), órgão que integra a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) da Universidade Estadual de Campinas, é responsável pela captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de acervos documentais, especialmente relacionados à cidade de Campinas (SP), assim como à produção de pesquisas e publicação de livros e periódicos de caráter interdisciplinar, com ênfase na articulação entre memória e história.

Desde sua fundação, em 1985, a partir dos esforços do Prof. Dr. José Roberto do Amaral Lapa (1929-2000), historiador e docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp), o Centro de Memória vem reunindo e organizando um significativo acervo, formado por arquivos pessoais e institucionais tanto públicos quanto privados, que abrangem um período histórico que vai do final do século XVIII até a atualidade. O CMU abriga, hoje, mais de uma centena de conjuntos de documentos dos mais variados gêneros (audiovisual, iconográfico, sonoro, textual e tridimensional), além de possuir uma Biblioteca especializada em Campinas, responsável pela gestão de livros e obras raras, e de um grande volume de periódicos, jornais e folhetos antigos.

A obra de 1.145,44 m², no valor de R$593.020,60, irá proporcionar para o CMU e para a comunidade universitária um novo espaço para acervo e exposições do acervo do Centro de Memória da Unicamp, melhorando a preservação dos documentos que são mantidos pelo CMU.