Reforma da Moradia Estudantil avança para desenvolvimento de projeto executivo

O desenvolvimento do projeto executivo da reforma da moradia está em andamento.

Esse projeto prevê o reforço estrutural para todas as casas, correção das patologias, retrofit completo dos elementos de cobertura, escada, portas e janelas, acabamentos, peças de cozinha e banheiro, instalações elétricas e hidráulicas, além da retirada das caixas d’água individuais e construção de reservatórios elevados para atender aos blocos.

A moradia estudantil foi projetada pelo arquiteto catalão Joan Villà em estilo modernista, tendo sua concepção se iniciado em meados da década de 1980 e as obras concluídas em 1992. Se compõe de um conjunto de residências para dois ou quatro estudantes com três cômodos e um pátio de acesso ajardinado. O conjunto residencial possui 28.000m² de área construída, erguida em pré-fabricados cerâmicos em uma área de 55.000m² de terreno. O sistema inédito une cerâmica armada a pré-fabricação, viabilizando painéis feitos com blocos para uso em parede, laje, escada e cobertura, que podem incorporar tubulação para a rede hidráulica e elétrica. Como elemento de fundação das residências foi adotada a solução em radier de concreto armado (laje apoiada diretamente sobre o solo).

Há dois modelos de unidade habitacional, ambas com vagas para 4 pessoas: os conjuntos de casas com quatro cômodos (sala, cozinha, banheiro e dormitório) com aproximadamente 64m² de área construída, e as casas chamadas de estúdio, que possuem a mesma área das demais habitações, mas o quarto e a sala integram um único ambiente.

O projeto irá priorizar a reforma das unidades habitacionais, e deverá compreender a reforma completa de um conjunto de 3 casas de 01 dormitório (64m² cada), sendo 02 térreas e 01 no pavimento superior, além de um pátio coberto existente na ponta de cada bloco, e de um reservatório elevado de água para consumo e incêndio, e as respectivas ligações, sendo um reservatório para cada bloco.

O objetivo é planejar a reforma de toda a moradia por bloco (15 blocos) com base nesse projeto, realizando as repetições de execução de cada conjunto de casas conforme a quantidade de casas em cada bloco.

Portanto, o produto desta contratação será o projeto executivo de:

I. Reforma completa do conjunto de 3 habitações (64m2 cada casa), incluindo entorno imediato (calçada e entrada das casas) e um pátio coberto – ENTREGAR PLANTAS E MEMORIAL DESCRITIVO PARA 01 CONJUNTO;

II. Cálculo e projeção de reservatórios elevados, com respectivas ligações, para atender a cada um dos 15 blocos – ENTREGAR 15 PLANTAS E 01 MEMORIAL DESCRITIVO;

III. Planilha orçamentária para reforma de cada um dos 15 blocos – de “A” a “P”, com valor total da reforma para cada bloco, considerando a quantidade de unidades (repetição do projeto), de pátio e do reservatório de água – ENTREGAR 15 PLANILHAS COM CRONOGRAMA DE OBRA.

Com o projeto executivo pronto, se iniciará a etapa de planejamento e cronograma da execução das obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.