Lançamento da Rede de Facilitadores pela Sustentabilidade

Foi lançada a Rede de Facilitadores em reunião on-line, em 24/08/2021.  Participaram do evento, 56 convidados dentre os facilitadores e suplentes de cada unidade e órgão da universidade de todos os campi. Essa rede visa a gestão do conhecimento dos facilitadores e de suas equipes locais em relação às questões socioambientais em seu âmbito de atuação na unidade local. Essa ferramenta intranet foi desenvolvida pela equipe de informática da DEPI e será acompanhada pela DEPI/GEARE com a finalidade de ser uma rede de saberes para troca de experiências do exercício do papel do facilitador, de informações técnicas sobre gestão socioambiental; enfim, será um local para compartilhamento de conhecimentos e novas práticas relacionadas à sustentabilidade na universidade.

O papel do facilitador junto à GEARE e ao GGUS é o de ser o elo entre a sua unidade/órgão e o Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS/DEPI/GEARE), cabendo-lhe atuar, junto à comunidade em que esteja lotado, como facilitador no desenvolvimento, implementação e disseminação de políticas, diretrizes e normatizações.

O aperfeiçoamento contínuo do desempenho ambiental, cultural, econômico e social é fundamental para que a Unicamp seja reconhecida pela comunidade interna e externa como referência de universidade sustentável. O exercício do papel dos facilitadores locais é essencial para a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP em sua trajetória em busca da sustentabilidade, bem como o desdobramento dos objetivos estratégicos do Planejamento Estratégico da UNICAMP fixados no PLANES 2021-2025.