GEARE-DEPI e EDUCORP finalizam curso de capacitação para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Local

A Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos – GEARE, ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, em parceria com a Escola de Educação Corporativa da Unicamp – EDUCORP, finalizou em dezembro de 2022 o curso para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Local – PGRL de 13 unidades/órgãos administrativos.

Esta foi a primeira turma para elaboração do PGRL de unidades/órgãos administrativos que normalmente não geram resíduos perigosos. O curso contemplou o gerenciamento de todos os resíduos sólidos comuns (recicláveis e não recicláveis), além de informar a existência do programa de gerenciamento de resíduos da construção civil e as exigências do órgão ambiental do estado de São Paulo relativas à destinação de resíduos. Foram 5 aulas para a parte teórica e 4 aulas para as apresentações dos planos das unidades participantes. Os encontros foram presenciais, totalizando 25 horas de aulas. Houve também 5 encontros virtuais para assessoria durante a elaboração do PGRL, totalizando 8 horas.

Participaram do curso, indicados pela direção da unidade/órgão que ficaram responsáveis pela elaboração, implantação e implementação do PGRL. Foram capacitados 26 servidores das seguintes unidades e órgãos: BBCL, Casa do Lago, CCUEC, Cis Guanabara, DAC, EDUCORP, EXTECAMP, GR, LUME, Moradia estudantil, NIPE, ProFIS, SAE e SIARQ.

Facilitadoras Fabiana e Rosângela do CCUEC apresentando o PGRL da unidade.

Das 19 unidades ou órgãos participantes, 17 apresentaram o Plano de Gestão de Resíduos Local. A entrega dos planos foi o trabalho de conclusão das atividades do curso.

Para este ano, teremos mais duas turmas para elaboração do PGRL administrativo, a primeira com início em março e a segunda em agosto de 2023.

É premente que haja ações educativas socioambientais de capilaridade em cada unidade ou órgão para execução do PGRL, em busca de uma universidade mais sustentável.

Agradecemos a EDUCORP pela parceria e a GEARE pela coordenação e realização da capacitação, em especial aos servidores Regina Clélia da Costa Mesquita Micaroni,  Washington Roberto Rodrigues da Silva e Amanda Roberta de Almeida responsáveis pelas aulas.

Facilitador Felipe da Moradia Estudantil apresentando o PGRL da unidade.

Facilitador Elson da EDUCORP apresentando o PGRL da unidade.