UNICAMP participa da 2ª Conferência Campus Sustentável de Portugal 2020

A UNICAMP apresentou 6 trabalhos na 2ª Conferência Campus Sustentável de Portugal de 2020 (CCS2020), um evento promovido pela Rede Campus Sustentável, Portugal, que foi organizado pelo Instituto Politécnico de Tomar no dia 30 de outubro de 2020 na cidade de Tomar, Portugal.

A Conferência CCS 2020 constitui um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior.

A Conferência foi realizada na modalidade “on line” e a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI apresentou 4 trabalhos, sendo que a GEARE (Gestão Ambiental e de Resíduos) participou com duas apresentações orais dos trabalhos “Histórico da Gestão Ambiental na Unicamp”, Autores: Regina C. C. Mesquita Micaroni,  Gislaine Ap. Moreira  e Emília Wanda Rutkowski e “Educação Ambiental na Unicamp”, Autores:  Maria Gineusa Medeiros e Souza, Washington Roberto Rois da Silva e Emília Wanda Rutkowski e o Plano Diretor Integrado participou com uma apresentação oral do trabalho Planejamento Urbano Sustentável para os Campi da Universidade Estadual de Campinas, Autores: Thalita Dalbelo, Gabriela Romero, Aline Galante, Adriana Dieguez e Talita Torniziello e um pôster do trabalho POR UMA UNIVERSIDADE ACESSÍVEL apresentado por Edilene Donadon e Thalita Dalbello.

A UNICAMP apresentou mais 2 trabalhos nesse mesmo evento, o PROJETO SMART CAMPUS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS dos autores: Rafael P. de Sousa, Ricardo A. Barbosa, Simone P. S. Hinz, Anderson Kattwinkel, Fabricio A. Oliveira, Tania D. Almeida, Juliana F. Borin and Leandro T. Manera; e o trabalho do Fluxus – REMOTE PRODUCTION OF COVID-19 CONTENT FOR STUDENT HOUSING de Juliana Mendes Ferreira Fukuda, Beatriz Arruda Martins e Emília Wanda Rutkowski.

Como resultado desta participação, Dra. Regina Mesquita Micaroni foi convidada para participar da Rede Campus Sustentável de Portugal (http://www.redecampussustentavel.pt/),  participando pela mesma do Webinário “Gestão de Resíduos: implementação de circuitos e estratégias de comunicação”, em 10/11/2020.