Lançamento do Projeto Estratégico “Programa de Prevenção de Resíduos: A FT Como Unidade de Referência

A Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI), a  Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos (GEARE) e a Faculdade de Tecnologia (FT), em 14 de março de 2023, lançaram o Projeto Estratégico “PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS: A FT COMO UNIDADE DE REFERÊNCIA”, programa aprovado pela COPEI, em 05 de maio de 2022 e revisado em 23/09/2022.

A Câmara Técnica de Gestão de Resíduos, instância da DEPI responsável por estabelecer diretrizes técnicas para a gestão de resíduos, vem trabalhando em programas que visam a padronização na gestão de resíduos e está empenhada na prevenção da geração. Dentre as iniciativas vislumbradas para a prevenção de resíduos, foi criado um Projeto Estratégico visando a identificação de uma unidade/órgão para a implantação de um projeto de prevenção que pudesse ser referência para as demais unidades/órgãos. A Unidade selecionada foi a Faculdade de Tecnologia e esta escolha baseou-se nos seguintes critérios: ser uma unidade pequena, mas que possui o quinto maior número de estudantes; estar fora do campus de Barão Geraldo, podendo promover a troca de experiências entre os campi; ser a unidade que oferece os cursos de graduação da área ambiental da Unicamp (Tecnologia em Saneamento Ambiental e Engenharia Ambiental), e possuir uma linha de pesquisa em Tecnologia para o Ambiente na Pós-Graduação; já possuir uma Comissão de Resíduos Local constituída; e, ter ações concretas voltadas à implantação do Plano de Gestão de Resíduos Local (PGRL).

A programação do lançamento foi aberta pela Profaª. Dra. Carmenlucia Santos Giordano Penteado, diretora associada da FT Unicamp, representando o Diretor da FT, Prof. Dr. Leonardo Lorenzo Bravo Roger. A Prof. Carmenlucia deu  boas vindas aos presentes, agradeceu aos colegas da Geare, Regina Micaroni e Washington, por todo o apoio na concepção do Projeto Estratégico e na organização do evento e aos colegas da Câmara Técnica de Gestão de Resíduos, Prof. Edson Tomaz e Profa. Dra. Ana Paula Bortoletto, que foi a palestrante convidada. Carmenlucia mencionou que estava muito feliz, não apenas como diretora associada, mas também como membro da Câmara Técnica de Gestão de Resíduos da Unicamp e das Comissões de Gestão de Resíduos e de Prevenção de Resíduos da FT. Carmenlucia agradeceu a todos os presentes e ressaltou que para a FT era muito importante ter esse projeto, visto que tendo os cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Saneamento Ambiental da Unicamp, poderão contribuir de forma efetiva com a Universidade no desenvolvimento de programas e projetos relacionados às diversas áreas da gestão ambiental.

Também esteve presente na abertura o Prof. Dr. Henrique Nogueira de Sá Earp do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação Científica (IMECC), assessor docente da DEPI, neste evento representando o professor Dr. Douglas S. Galvão, diretor da DEP. O Prof. Henrique explanou sobre as câmaras técnicas e alguns projetos sustentáveis em andamento na UNICAMP, tais como: corredores ecológicos, energia limpa e campus sustentável, dentre outros.

A Dra. Regina Mesquita Micaroni, Coordenadora da GEARE, contextualizou as iniciativas em gestão ambiental e resíduos, bem como o projeto estratégico.O evento contou com uma palestra “Prevenção e Consumo Sustentável”, ministrada pela Profaª. Dra. Ana Paula Bortoletto, docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo  da Unicamp – FECFAU, que abordou a necessidade de um programa de prevenção que antecede aos demais programas ambientais de gestão de resíduos.

O lançamento do Projeto ocorreu de forma presencial e teve a participação de 77 pessoas, dentre elas: professores, facilitadores, funcionários e alunos da UNICAMP. O evento contou com a presença do Sr. Helber Henrique Lorenzete, Coordenador do Grupo de Meio Ambiente do CIESP/Limeira.

Abertura do evento Lançamento Projeto de Prevenção FT – Mar/2023

Profa. Dra. Carmenlucia Santos Giordano Penteado– Diretora Associada da FT

Prof. Henrique Nogueira de Sá Earp – IMECC – Assessor Docente DEPI
Lançamento Projeto de Prevenção FT – Mar/2023