Início do Curso on-line sobre Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) da UNICAMP

A Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos GEARE, ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) em parceria com a EDUCORP iniciou o curso Resíduos da Construção Civil em 29/09/2021.

O curso terá seis aulas online, carga horária de 9 horas e terminará em 03/11/2021. Participam dessa turma do curso os responsáveis pelo gerenciamento de resíduos da construção civil indicados por cada unidade/órgão, os facilitadores e pessoas ligadas à área. Foram inscritas inicialmente 158 pessoas das seguintes unidades e órgãos: CAISM, CEB, CECOM, FCM, FCF, FCM, FENF, FOP, GASTROCENTRO, HC, IB, LACTAD, COTIL, FCA, FEA, FEAGRI, FEC, FEM, FEQ, FT, IC, IFGW, IG, IQ, SAR; FE, COTUCA, CCS, CEMEQ, CEMIB, CPQBA, FEF, FUNCAMP, DGA, IA, CBMEG, Prefeitura, CEPETRO, FEEC. Atualmente temos 130 alunos participantes.

A abertura do curso foi feita pela Profª. Drª. Carmenlucia Santos Giordano Penteado, da Faculdade de Tecnologia (Campus I, de Limeira) e membro da Câmara Técnica de Gestão de Resíduos, que abordou os conceitos, definições e marcos regulatórios relacionados ao tema. O objetivo do curso é a formação dos envolvidos com a geração de resíduos da construção civil para que entendam a importância de cada faculdade e instituto implantar o seu Programa de Gerenciamento de Resíduos Local, incluindo os resíduos da construção civil, bem como as etapas que integram o gerenciamento destes resíduos e as responsabilidades de cada um neste processo de trabalho.

Serão cadastrados os indicados pelas unidades/órgãos junto ao sistema SIGOR/MTR – CETESB, estes serão responsáveis pela inserção de toda movimentação de resíduos da construção civil de sua unidade/órgão junto ao sistema, atendendo assim à legislação vigente sobre o assunto.
Estamos na fase de capacitação das pessoas responsáveis por esse processo novo de trabalho de gestão local dos resíduos da construção civil.

É premente que haja ações educativas socioambientais de capilaridade em cada unidade ou órgão para elaborar e implantar o PGRCC, em busca de uma universidade mais sustentável.