Definida a data do evento Campinas Decor no COTUCA

A realização da 25ª Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo pela Campinas Decor estava programada para 2020 no antigo prédio do Cotuca, à Rua Culto à Ciência. A parceria firmada através de um convênio de permissão de uso entre a organização do evento e a Unicamp, fará a recuperação completa do prédio para o retorno das atividades do Colégio naquele local.

Construído no início do Século 20 e localizado no número 177 da Rua Culto à Ciência, bairro Botafogo, região central de Campinas, o complexo do Edifício “Bento Quirino” foi cedido pela Secretaria de Educação para uso da Unicamp, e de 1967 a 2014 abrigou o colégio. Trata-se uma grandiosa construção tombada pelo Patrimônio Histórico, de orientação eclética de tendência neoclássica, projetada pelo engenheiro‑arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851‑1928). Por falta de condições de uso, o prédio estava fechado desde 2014, e as atividades do colégio ocorrendo em prédio alugado no Taquaral.

Anualmente a Mostra ocorre entre os meses de abril e junho. Excepcionalmente esse ano, a 50 dias do evento, a abertura precisou ser adiada por conta das medidas de isolamento devido à pandemia do COVID-19. Para a segurança do público e profissionais, a nova data está agendada para o período de 02/02 a 05/04/2021.

Mas as obras e a preparação para a Mostra não param. A pintura da fachada está pronta, todo o telhado já foi recuperado, assim como portas e janelas, que receberam vidros novos e com tratamento térmico, e a construção de novos banheiros. Todas as obras estruturais ainda não concluídas, estão em fase final, como nova guarita, instalações elétricas e hidráulicas, e condições de acessibilidade.

Além da Mostra de decoração e paisagismo, o evento contará com exposições da Unicamp, com a participação do Centro de Memória (CMU), do Gabinete de Estampas do Instituto de Artes e uma exposição interativa também desse Instituto.

O prédio será entregue em plenas condições de uso pelo Colégio no mês de junho de 2021, e estará preparado para recepcionar os alunos no 2º semestre.

Sobre a Campinas Decor:

Há 25 anos a Campinas Decor realiza a maior Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo do interior paulista, que acontece anualmente em um espaço diferente na região de Campinas, com uma média de 35.000 pessoas em cada edição. A primeira parceria com a universidade aconteceu em 2008, na Estação Guanabara, da qual a Unicamp é comodatária. O prédio da antiga estação foi totalmente recuperado e passou a abrigar o CIS-Guanabara – Centro Cultural de Inclusão e Integração Social. Em 2018, o evento recuperou as edificações da sede da Fazenda Argentina, adquirida pela universidade em 2013, e que após a reforma passou a ser utilizado para a instalação do escritório da INOVA e de empresas startups.

Além dos prédios citados, a Campinas Decor já recuperou o Casarão do Lago do Café (2003), o Instituto Agronômico de Campinas (nas edições de 2009 e 2010, em locais diferentes), a Estação Cultura (2011), a Casa de Vidro, também no Lago do Café (2016) e em 2019, o prédio famoso por ter abrigado o antigo Colégio Ateneu, pertencente à Prefeitura Municipal.

por Talita Mendes