CGEO inicia mecanismo de atualização da base de dados geográfica dos ambientes internos da Unicamp

A Coordenadoria de Geoprocessamento (CGEO) da Unicamp/DEPI/CSUS iniciou formalmente o “mecanismo de atualização” da base de dados geográfica do web map dos ambientes internos, envolvendo todas as Unidades da Unicamp e mais de 100 funcionários técnico-administrativos para atualização das informações.

O projeto estratégico “Web map dos ambientes internos” foi realizado entre junho de 2018 e dezembro de 2022 (interrompido durante a pandemia de Covid-19), que consistiu em levantamentos de dados, vetorização, geoprocessamento e produção de web maps pela equipe de profissionais da CGEO, com participação de mais de 30 bolsistas SAE ao longo do projeto.

Mas de nada adiantaria a construção de uma base de dados geográfica dos ambientes internos tão detalhada e rica de informações, se as informações não fossem atualizadas. Dessa forma, em agosto de 2022, a CGEO iniciou a estratégia do “mecanismo de atualização”. Inicialmente, a CGEO enviou ofício a todas as Unidades, Centros e Núcleos e órgãos da Reitoria, para que os gestores indicassem ao menos um funcionário técnico-administrativo que fosse responsável pela atualização dos dados dos ambientes internos da respectiva área em que está alocado, através de um aplicativo de atualização.

Após a grande maioria das Unidades, Centros e Núcleos e órgãos da Reitoria terem indicados os seus representantes, foi realizado um workshop em outubro de 2022 para orientação geral do uso do aplicativo de atualização das informações. O aplicativo consiste em um survey “embutido” em um dashboard, através do qual o representante pode localizar e selecionar o ambiente interno e alterar informações quantitativas e qualitativas como departamento, nome da sala e tipo de uso, além de indicar se houve alteração da geometria ou mesmo da Unidade responsável.

Desde o início de 2023, a CGEO agenda e realiza visitas técnicas em todas as localidades, juntamente com o representante de cada área, para nova orientação e resolução de possíveis dúvidas no uso do aplicativo. Atualmente, estão nomeados mais de 100 funcionários técnico-administrativos de várias áreas, que não precisam ter conhecimento prévio de mapas ou de TI, mas que conheçam territorialmente a sua Unidade e tenham capacidade de localizá-las no aplicativo e preencher o formulário com as alterações.

App de atualização para representantes

Um dos produtos finais é o aplicativo de busca, que permite a busca por qualquer ambiente interno da Universidade pelo nome da sala, Unidade etc., ou diretamente no mapa. Outro produto é o dashboard (painel de controle), que é atualizado em tempo real conforme alteração das informações pelos representantes. No dashboard, é possível visualizar a totalidade de quantidade e área de ambientes internos da Universidade por tipo de uso (sala de aula, laboratório, administrativo etc.), além de filtrar estas informações por Unidade/órgão, por tipo de uso e por pavimento. A base de dados geográfica dos ambientes internos também pode ser integrada com outros sistemas da Universidade e ser utilizada para diversas finalidades (Anuário Estatístico Aeplan, Plano de Manutenção Predial, projeto de retrofit das lâmpadas, integração com o sistema de distribuição de salas de aula, contrato de limpeza predial etc.).

A página do projeto contém o método e manuais utilizados, os links dos aplicativos de atualização para os representantes (além de vídeo e manual explicativo como procedimento de uso do aplicativo), assim como os dois produtos finais, que consiste em um aplicativo de busca e o dashboard. Este e outros projetos e parcerias da CGEO estão publicados no Atlas da Unicamp (disponível em https://atlas.unicamp.br aba “Ambientes Internos” no cabeçalho) ou diretamente aqui.