DEPI/GEARE realiza a 2ª edição do curso para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Local – PGRL para as áreas administrativas

A Coordenadora da GEARE Dra. Regina Clélia da Costa Mesquita Micaroni fez abertura do curso

DEPI/GEARE realiza a 2ª edição do curso presencial para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Local – PGRL nas áreas administrativas do campus de Campinas. A GEARE em parceria com a EDUCORP oferece o curso para funcionários da reitoria que não geram resíduos perigosos. Estão participando 17 órgãos, num total de 19 servidores.

O tema “Prevenção e Consumo Responsável” foi ministrado pela Profa. Dra. Ana Paula Bortoletto da FECFAU e da CTGR.

O curso abordou os temas: a prevenção da geração de resíduos, o Programa de Resíduos da Construção Civil e o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos da CETESB (SIGOR).

Washington Roberto, da equipe GEARE, ministrante do curso

Essa formação foi planejada e coordenada pela Educação para a Gestão de Resíduos da GEARE e faz parte do plano de capacitação para a ferramenta PGRL e para capilarização do Programa de Gestão de Resíduos da Unicamp, bem como dos Protocolos de Manejo de cada tipologia de resíduo.

Amanda Almeida, da equipe GEARE, ministrante do curso

No Módulo V do curso os alunos visitaram, em 26/04/2023, a DEPI/GEARE para conhecerem o PGRL da DEPI e sua implantação.

Para maio/2023 os alunos do curso irão montar suas comissões e equipes locais, para elaboração dos seus PGRLs com a assessoria da GEARE. Em junho os órgãos apresentarão seus PGRLs.

A GEARE atua em consonância com as orientações da Câmara Técnica de Gestão de Resíduos (CTGR) e os Programas Ambientais da Universidade validados, visando atender a legislação Federal, Estadual, Municipal e da própria Universidade.