Como destinar resíduos que contém amianto em sua composição?

A UNICAMP estabeleceu procedimentos para uso, manuseio, armazenamento e disposição final de materiais contendo amianto, por meio da Resolução GR 03/2009 (www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=1557).

Na Universidade, os principais resíduos que contém amianto em sua composição são telhas e divisórias (wall ou similar). Para o planejamento da destinação deste resíduo, a Unidade/Órgão deve preencher este formulário informando, inclusive, o peso do resíduo. Para tanto, seguir as instruções abaixo:

 TELHAS – verificar modelo e tamanho. Acessar o site do fabricante para encontrar o peso da telha. Para obter o peso total do resíduo, multiplique o peso da telha (encontrado no fabricante) pelo número estimado de telhas da Unidade, não importando se há telhas quebradas. O resultado será o peso total aproximado de amianto para destinação final.

 DIVISÓRIAS – cada divisória mede 1,20m x 2,50m e pesa aproximadamente 105kg. Para calcular o peso total, multiplique a quantidade de divisórias por 105. O resultado será o peso total aproximado de amianto para destinação final.

Orientamos que a Unidade entre em contato o órgão responsável pela fiscalização ou realização dos serviços (Divisão de Manutenção – DM da Prefeitura Universitária ou Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI), para avaliação e classificação do resíduo contendo amianto, como Ativo ou Passivo. Após, encaminhar o formulário devidamente preenchido e assinado pelo Diretor da Unidade/Órgão, contendo a avaliação da DM ou DEPI, para o e-mail geare@unicamp.br.