3º Semana Unicamp LixoZero – 18 a 25 de Setembro de 2020

Esta semana a Unicamp abre a 3º edição da Semana Unicamp LixoZero que ocorrerá entre os dias 18 e 25 com diversas atividades programadas pelas várias Unidades/Órgãos da Universidade.

A estratégia LixoZero propõe aproveitar ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos gerados, reutilizando-os ou dando-lhes a destinação ambientalmente adequada. Essa estratégia  tem sido gradualmente adotada mundo afora como um instrumento fundamental da economia circular. Presente em várias cidades do mundo, o movimento LixoZero visa, sobretudo, reduzir e/ou eliminar o envio desses resíduos para os aterros sanitários ou para a incineração.

Na Unicamp esse movimento iniciou-se em 2018, em uma iniciativa dos pesquisadores do FLUXUS em parceria com servidores do GGUS (Grupo Gestor Unicamp Sustentável), com o objetivo de sensibilizar a comunidade para  lixos gerados dentro dos campi, visando a redução do seu envio para aterro .  Na Universidade esta semana é pensada para englobar o dia Mundial da Limpeza – World Clean Up, 19/09; o dia da árvore 21/09 e o dia sem carro, 22/09. Dentro desta perspectivas as Unidades e Órgãos da Universidade são convidados a pensar em algum tipo de atividade de sensibilização para sua comunidade interna.

Confira as atividades que serão realizadas neste ano:

• Semana  LixoZero – FEF:  será enviado ao e-mail Institucional da Comunidade FEF, dicas sobre o tema e atitudes cabíveis no dia a dia. Além de informações sobre os resíduos da FEF.

• Semana LixoZero GR –   será enviado ao e-mail por e-mail para a equipe “insight” de sustentabilidade, com dicas de reciclagem correta do óleo de cozinha usado, compostagem, o descarte correto da máscara de tecido ou TNT e outros.

• Semana LixoZero – DGRH:  As ações da DGRH estarão relacionadas a divulgação e incentivo interno para que seus servidores participem e assistam a programação da semana.

• Semana LixoZero – FEA: Email educativo com vídeo sobre o tema e envio de formulário para coleta de sugestões de ações na FEA.

• Semana LixoZero – FOP: Será realizada uma Semana de Reflexões, onde a comunidade será convidada, através do e-mail funcional, facebook e divulgação de folder digital, a expressar suas reflexões (pensamenos, ideias, sugestões, propostas, etc) voltadas ao tema lixo zero: tanto nas suas casas como no ambiente universitário. Será também disponibilizado vídeo para orientação, maiores esclarecimentos sobre as diferenças do conceito de “lixo” e “resíduos”.

• Semana LixoZero – CEPETRO:  faremos postagens durante a semana com o lema “Lixo Zero começa em casa”. A idéia é propor pequenas mudanças e levantar questões de comportamento que impactam na quantidade de lixo gerado e na qualidade de vida dos colaboradores. Pequenas atitudes (erradas) que a turma tem no ambiente de trabalho ou em suas casas. Precisamos que essa consciência do que é certo e errado venha do nosso ambiente familiar para depois podermos aplicar no nosso ambiente de trabalho sem grandes problemas e pressão.

• Semana LixoZero – FEC: 1) Postagens no portal da FEC e mídias sociais e via e-mail a toda comunidade recomendando vídeos e documentários sobre as temáticas: lixo, resíduos, reciclagem, reaproveitamento; 2) Painel virtual (pôster) com um estudo de caso da FEC (LABSAN e a Gestão de Resíduos Perigosos) a ser divulgado no site e mídias sociais da FEC; 3) Divulgar aula online sobre compostagem doméstica com minhocas – ministrada por aluna de mestrado da FEC: Aluna Garcia (orientadora: profa. Ana Paula Bortoletto); 4) Replicar a divulgação de outras unidades, como o painel a ser veiculado pela FOP, sobre a diferenciação de resíduo e lixo, além de vídeos orientativos sobre Educação Ambiental, caso aplicáveis a nossa unidade.

• Semana LixoZero- CBMEG: Conscientização para substituição de utensílios descartáveis por utensílios não descartáveis e separação de resíduos recicláveis.

• Semana LixoZero – FCM: Será realizada uma roda de conversa online,24/09,  em que conversaremos sobre as mudanças na produção, segregação e destinação dos resíduos domésticos, neste período de quarentena em que o escritório, as atividades funcionais adentraram as residências e a vida pessoal do funcionário.

• Semana LixoZero – CECOM: -Realizar a divulgação das atividades que acontecerão durante a Semana Lixo Zero aos e-mails dos funcionários do CECOM e também no facebook do CECOM (grupo fechado). -Promover a sensibilização dos funcionários e também dos usuários do CECOM, sobre a diferença de LIXO e RESÍDUO, através de cartazes afixados em murais nas recepções.

• Semana LixoZero – BC: Divulgação de ações para mitigar a geração de resíduos, bem como sobre o descarte correto.

• Semana LixoZero – Hemocentro:  entrega de squeezes para os funcionários, um para cada funcionário. Junto com o squeeze será divulgado um texto curto que fala sobre a história do plástico, seu  impacto no ambiente, e o impacto do uso do squeeze no Hemocentro (diminuição do consumo de 200.00 copos plásticos por ano).

• Semana LixoZero -DEPI: Sensibilização da equipe por e-mail e/ou WhatsApp  e reunião com a equipe – registro fotográfico sobre ações LixoZero no home office para o compartilhamento de iniciativas pessoais.

• Semana Unicamp LixoZero – FCF- Live sobre Descarte Consciente de Medicamentos com a Profa. Tais Freire Galvao.. Data: 24/09 às 18:00 Instagram: https://www.instagram.com/fcfunicamp/

• Semana Unicamp LixoZero – FENF: 1. Atividade de mobilização da comunidade FEnf “Criação de um moral/vídeo virtual com depoimentos sobre o Lixo Zero”
    2. Atividade de informação “Disponibilização na nossa página de textos e matérias sobre a Campanha”.