UNICAMP renova filiação ao ISCN (International Sustainable Campus Network)

No final de 2020 a UNICAMP renovou a sua filiação ao ISCN (International Sustainable Campus Network) que foi iniciada em 2015. O ISCN é uma rede que tem como missão ser um fórum internacional para dar suporte às instituições de ensino superior no intercâmbio de informações, ideias e melhores práticas para atingir operações sustentáveis e integrar a sustentabilidade à pesquisa e ao ensino. As únicas universidades brasileiras filiadas ao ISCN são a USP e a UNICAMP, mas essa organização possui 23 associados nas Américas e mais de 80 mundialmente. O ISCN financia projetos, principalmente os voltados ao intercâmbio de informações entre as instituições afiliadas. Anualmente o ISCN também premia as instituições com projetos que demonstram como os problemas ambientais, sociais e econômicos da atualidade propiciam oportunidades para às administrações e os professores universitários promoverem a infraestrutura dos campi e a administração universitária e integrá-las à pesquisa e ao ensino. O ISCN tem prêmios nas categorias de Abordagem de Gestão Integrada, Parceria para o Progresso e Mudança Cultural para Sustentabilidade. Em 2020 a UNICAMP concorreu ao prêmio de Mudança Cultural para Sustentabilidade com o projeto da DEPI denominado “De Gestão de Resíduos ao Plano Diretor Integrado”.

O ISCN também tem uma conferência anual na qual as instituições apresentam seus trabalhos voltados à cocriação de sustentabilidade em colaboração com a sociedade, visando atender aos desafios mais críticos da sustentabilidade. A conferência de 2021 está programada para o período de 2 a 4 de junho no Centro de Convenções SWISSTECH – EPFL Campus de Lausanne na Suíça. Em 2019 a DEPI/UNICAMP participou da conferência apresentando o trabalho denominado “Masterplan da UNICAMP e os objetivos de desenvolvimento sustentável” apresentado pela Thalita Dalbello.

A página da Internet do ISCN (https://international-sustainable-campus-network.org/) também mostra todos os trabalhos premiados em todas as categorias desde 2009, faça uma visita e inspire-se.