Projeto COMEMOS reverte lucro de kits gastronômicos para Campanha

A campanha Unicamp Solidária está arrecadando, desde abril, cestas básicas para as famílias que mais estão sendo afetadas economicamente pela pandemia do coronavírus. Além de contar com contribuições em dinheiro e em itens, uma outra frente de atuação acontece através da parceria com o Projeto COMEMOS, que vende kits gastronômicos e reverte o lucro para a compra das cestas básicas.

Os kits reúnem pratos e produtos de parceiros comerciais e podem ser adquiridos na versão tradicional ou vegetariana. Além disso, sempre são enviadas surpresas extras. Moradores das regiões de São Paulo e de Campinas podem encomendá-los através do site do projeto. Para pedidos de outras regiões, é necessário consultar a equipe para verificar a disponibilidade de entrega.

A compra de cada kit é equivalente à doação de uma cesta básica, conforme o coordenador do projeto, Yoav Nevo. “A ideia é ter um mecanismo que dá também um agrado para quem doa. Você pode comprar para você, ou presentear alguém, porque as pessoas também precisam ter comida em casa, receber mimos, aquecer o coração. E ao mesmo tempo você ajuda uma família”.

Para ele, a parceria com a Unicamp é muito relevante. “Todas as atividades com universidades vemos como importantíssimas, ainda mais quando a gente quer falar também do projeto. Tem um conceito atrás, que é de consciência. A situação de crise que estamos enfrentando agora obriga a gente a ser mais sustentáveis”, diz.

Além de cada um poder contribuir adquirindo os kits, Yoav salienta que está buscando uma parceria para efetuar as entregas, que até o momento vêm sendo realizadas integralmente pela equipe do projeto. Empresas de logística que queiram ajudar podem entrar em contato através do telefone (11) 944440211 ou do e-mail yoav@comemos.org.

Ajuda em divulgação também é bem-vinda, diz o coordenador do projeto. “Qualquer divulgação do projeto seja em redes sociais, boca-a-boca, grupos de Whatsapp é muito valiosa. Assim atingiremos mais pessoas  e conseguimos ajudar o máximo de famílias”. Para acessar o instagram, busque por @thecomemosproject.

Projeto COMEMOS

O Projeto COMEMOS, que também é um parceiro da Hub Internacional para Desenvolvimento Sustentável (HIDS), foi criado com o objetivo de repensar a cadeia alimentar visando novos hábitos e a diminuição do desperdício. Empreendimentos do setor alimentício se uniram em torno da proposta e, antes da pandemia, o projeto já articulava atividades como a troca de garrafas plásticas e latas por garrafas de vidro nos restaurantes.

“Bem quando começou esse projeto chegou a pandemia, os restaurantes fecharam e pensamos em envolver todos esses colaboradores que já faziam parte do COMEMOS para criar o kit com a ajuda deles. Eles estão doando a comida ou colocando a comida por preço de custo para os kits. São as melhores marcas, com mimos, e todo o lucro vai para a Unicamp para a compra de cestas básicas”, afirma Yoav.

Campanha Unicamp Solidária

A Campanha Unicamp Solidária – Cestas Básicas foi criada em abril com o objetivo de contribuir na arrecadação de itens alimentícios e de higiene para a população em vulnerabilidade social de Campinas. Existem várias formas de contribuir nas doações: através de contribuições em dinheiro ou em itens da cesta básica; através do aplicativo Ifood e através da compra dos kits do COMEMOS.

Até o dia 25 de maio, a Unicamp Solidária já havia arrecadado R$62 mil. Além disso, o Itaú Social anunciou a doação de R$1,2 milhão, valor que começará a ser pago no fim de maio e em três prestações.  As primeiras cestas básicas fruto da campanha foram entregues ao Banco de Alimentos do município de Campinas na última semana.

Por Liana Coll, Ascom Unicamp