Implementação de BIM (Building Information Modeling) na UNICAMP

A indústria da construção – Arquitetura, Engenharias, Construção e Operação (AECO) passa por modificações com o intuito de evoluir e alcançar mais produtividade buscando maneiras mais eficientes e precisas de executar as obras, sem erros, sem desperdícios, e com orçamentos e cronogramas mais assertivos.

A Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, através da Diretoria de Executiva de Desenvolvimento Integrado – DEPI, com a organização do LABPRAXIS (Laboratório de Prática Projetual) da CPROJ (Coordenadoria de Projetos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo) realiza um trabalho para preparar a Unicamp neste novo conceito de AECO. Com o intuito de adequar-se às legislações bem como dotar o quadro técnico de conhecimentos sobre BIM, ferramentas de software e metodologias necessárias, desenvolveu um Projeto Estratégico, junto à Reitoria, para Implementação de BIM (Projeto Estratégico Planes – “Implementação de BIM” – 2019/2020) buscando atingir alguns objetivos:

1. Implantar metodologia BIM (Building Information Modeling) na Unicamp, através de um trabalho compartilhado e multidisciplinar nos setores de Projetos de Edifícios, Obras e Manutenções da universidade;
  2. Compreender, implantar e divulgar o uso de BIM;
  3. Incrementar o uso das tecnologias no setor da AECO, para maior precisão, qualidade e controle dos serviços do setor da construção, reforma e manutenção pública;
  4. Melhorar a documentação (desenhos, planilhas, orçamentos etc.) de forma precisa para auxiliar a execução de pastas técnicas e licitações;
  5. Alcançar uma modelação dos espaços e infraestruturas dos campi para obter dados precisos do ativo da Unicamp;
  6. Conseguir, por meio do BIM, mais transparência na divulgação das informações de obras públicas, num processo facilitado.
  7. Ferramentar os técnicos da EACO da Unicamp com conhecimentos, equipamentos e software para a utilização da metodologia BIM.

Para conferir o Artigo completo, Clique Aqui