Eficiência energética no GMU completa dois anos e é exemplo de sucesso na UNICAMP através do Campus Sustentável

No dia 11 de abril de 2019, a Unicamp inaugurou no Ginásio Multidisciplinar a 1ª fase do Projeto Campus Sustentável, contribuindo para a redução dos gastos com energia elétrica no campus de Barão Geraldo. O Ginásio esteve entre os primeiros prédios da Universidade a instalar uma usina de energia solar, fundamentada no sistema fotovoltaico, no qual a radiação solar é captada por painéis fotovoltaicos e convertida em energia elétrica.

Lâmpadas de LED na Quadra Poliesportiva

A eficiência energética é obtida através da aplicação de novas tecnologias, que envolve desde a instalação de painéis fotovoltaicos, no telhado do Ginásio, a instalação do equipamento inversor, para a conversão da energia solar em elétrica, até a troca de equipamentos da ponta da cadeia, como as lâmpadas fluorescentes pelas de LED.

O Projeto Campus Sustentável resultou da parceria entre a Unicamp e a CPFL Energia, do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento e do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Iniciado em janeiro de 2018, a meta estipulou economizar R$ 1 milhão/ano ao fim do projeto e ser um modelo de eficiência energética sustentável a ser replicado em outras instituições de ensino superior do Brasil. A proposta é obter uma economia gradativa no consumo e nos gastos com eletricidade do campus, e dos demais campi da Unicamp.

Equipamento de energia fotovoltaica

A CTGE elaborou uma versão do Plano de Desenvolvimento do Sistema de Gestão da Energia, que foi provada pela Comissão de Planejamento Estratégico Institucional da Unicamp, em abril de 2020.

Este Plano faz parte das metas do Projeto Campus Sustentável. O objetivo é ser referência no modelo de gestão e eficiência energética para as instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina.

Pode-se concluir que este Projeto contribuiu para que a Unicamp fosse eleita uma das Universidades mais sustentáveis do Brasil. No ano de 2019 a Universidade se classificou em 4º lugar no ranking nacional do GreenMetric World University Ranking. Esta classificação é feita utilizando os indicadores de sustentabilidade, em seis categorias: paisagem e infraestrutura; energia e mudança climática; resíduos; água; transporte; ensino e pesquisa.
Em 2020, a Unicamp ficou em 100º lugar na escala mundial e em 2021 atingiu a 3ª colocação no ranking nacional do GreenMetric World University Ranking.

Em entrevista, por texto, o Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva relata alguns aspectos dos resultados do projeto implementado no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, dentro destes dois anos:

Prof. Luiz Carlos da Silva, coordenador do programa Campus Sustentável da UNICAMP.

A “conta de luz do GMU” é negativa, ou seja, está sobrando energia ao final do mês… algo em torno de 30 mil kWh por mês. A energia gerada no telhado do GMU é suficiente para o uso próprio, para abastecer totalmente o CDC, e ainda gera um excedente de 30.000 kWh por mês, em média, que se distribui pela rede elétrica na vizinhança do GMU, fornecendo energia em alguns momentos para a BORA, BC e FEF.

Medidores inteligentes instalados no sistema de monitoramento do consumo da UNICAMP, mostram que a energia do GMU chega a atingir o RU, principalmente no período do meio dia. Desde a inauguração da usina observou-se a geração total de 1.435,96 MWh, gerando economia de quase 700 mil Reais para a Universidade.
Interessante também destacar que em todo o período não foi necessário fazer qualquer intervenção em termos de manutenção ou mesmo limpeza do sistema. A experiência com o projeto do GMU demonstra que a universidade deve continuar os esforços para aumentar seu parque de geração fotovoltaica, pois se trata de uma energia limpa, econômica e com baixa necessidade de manutenção. De fato, projetos em andamento irão quadruplicar a geração fotovoltaica dentro do campus, já atingindo 5% do consumo anual da universidade.

Fontes:
Notícias publicadas no site do Campus Sustentável Unicamp:

Texto e fotos por:
Anaisa – Equipe GMU