Diretoria de obras faz balanço de seu trabalho de fiscalização na Universidade

Finalizando a última etapa do conjunto de reuniões de integração da DEPI, no dia 02 de julho, o supervisor de obras da Coordenadoria de Projetos e Obras da Unicamp (CPO), Lucas Oriolo Rodrigues, apresentou a área de Diretoria de Obras para a DEPI. Ele destacou que o papel dessa Diretoria é de ser um órgão fiscalizador, zelando para que os contratos de obras em andamento na Universidade sejam executados dentro das normas vigentes, com qualidade e segurança. A equipe atua desde o planejamento – analisando o local pretendido para implantação da obra; o memorial descritivo, projetos, memoriais do projetista e planilhas, visando a execução e fiscalização da obra – até a fase pós-obra, por meio do suporte às Unidades quanto a garantia.

Rodrigues descreveu o processo de reestruturação da Divisão a partir de 2015, com a constituição de células multidisciplinares na fase de planejamento e aproximação na discussão de casos, pactuações e redefinição de procedimentos com a Divisão de Contratos/DGA. “De acordo com ele, isso passou a estimular as empresas para planejar as obras e permitiu também maior aproximação com a Unidades requerentes da obra. “O resultado foi uma redução no tempo de entrega das obras, um índice que deve melhorar ainda mais nos próximos anos, especialmente com a introdução do novo modelo de gestão de empreendimentos“, disse.

Os atrasos nas obras provocados por algum fator de responsabilidade das empresas caiu de 48,9% (antes da reestruturação) para 34,1% (depois da reestruturação). “Hoje, o principal foco é reduzir o tempo de publicação de aditamento de uma obra para diminuir o tempo de execução”, apontou Rodrigues. Para o Prof. Dr. Marco Aurelio Pinheiro Lima, diretor da Depi, para manter os bons resultados é importante atentar para o tema dos recursos humanos, já que a equipe da diretoria foi reduzida. Ele mencionou ainda que a divulgação de todas as informações da Divisão (com relatórios e fotos das obras) em um portal na internet pode colaborar para aumentar a transparência dos processos junto à comunidade.

Veja a apresentação completa da Divisão de obras, clicando aqui.