DEPI/GEARE apresenta trabalho na 4ª Conferência Campus Sustentável – Leiria – Portugal

A Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos – GEARE, ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, apresentou um importante trabalho na 4ª edição da Conferência Campus Sustentável – CCS 2022 organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria – Portugal.

O trabalho intitulado “Gestão de Resíduos Biológicos da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – São Paulo – Brasil” foi selecionado para apresentação oral e teve como principal objetivo formalizar os procedimentos técnicos para o manejo dos resíduos biológicos nas unidades de ensino, pesquisa e extensão, não prestadoras de assistência à saúde, porém geradoras de resíduos biológicos.

Para essa formalização, os procedimentos técnicos já utilizados nas áreas de saúde, baseados nas legislações vigentes, foram reestruturados para abranger resíduos biológicos, não gerados em serviços de assistência à saúde, porém que precisam seguir as normas para uma destinação final ambientalmente adequada.

Após elaboração dos procedimentos, 32 unidades e órgãos, abrangendo 105 servidores das áreas de ensino, pesquisa e extensão foram orientados. Dentre as unidades treinadas, podemos citar as Faculdades de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Engenharia Agrícola, Instituto de Química, Centro Multidisciplinar de Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório, entre outras.

Concomitante à implantação dos procedimentos técnicos nas áreas, houve uma instrução para os geradores dos resíduos registrarem o resíduo biológico gerado, no sistema de gerenciamento on-line de resíduos – SIGOR, administrado pelo órgão fiscalizador Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

Os procedimentos e orientações despertaram aos geradores uma visão crítica do manejo dos resíduos biológicos na sua área de atuação, desencadeando ações para não geração, redução, reutilização e reciclagem de resíduos, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Houve também uma sensibilização dos servidores a compartilhar o conhecimento adquirido no seu local de trabalho, capilarizando o aprendizado, aumentando a rede de divulgação das questões de gestão de resíduos e evidenciando a etapa de segregação que possibilita o reuso/reciclagem do resíduo.

Este trabalho constitui parte importante da atuação da GEARE para o manejo seguro dos resíduos perigosos gerados nas unidades e órgãos da Universidade.