DEPI e Educorp realizam formação de servidores para a elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Local

A Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos – GEARE, ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, em parceria com a Escola de Educação Corporativa da Unicamp – EDUCORP, finalizou neste mês o ciclo de cursos para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Local – PGRL, para 39 unidades e órgãos geradores de resíduos perigosos, conforme notícia https://www.depi.unicamp.br/depi-geare-realiza-o-2o-edicao-do-curso-online-para-os-facilitadores/

A primeira turma iniciou o curso em outubro de 2020, e foram abrangidas todas as unidades da área da saúde. A segunda e terceira turmas, iniciaram em abril e novembro de 2021, respectivamente. Todas as aulas foram realizadas de forma virtual e síncrona, com carga horária de 10 horas para aulas teóricas, 2 horas de assessoria para cada unidade participante e posterior apresentação dos planos, com carga horária de 8 horas para as apresentações.

Participaram do curso, os responsáveis pelo gerenciamento de resíduos perigosos, indicados por cada unidade ou órgão, os facilitadores e pessoas da comissão ligadas à área. Totalizaram 140 pessoas das seguintes unidades e órgãos: CAISM, CBMEG, CCSNano, CEB, CECOM, CEMEQ, CEMIB, CEPETRO, COTIL, COTUCA, CPQBA, DEPI, DGA, DMA, FCA, FCM, FE, FEA, FEAGRI, FEC, FEEC, FEF, FEM, FEnF, FEQ, FOP, FT, FUNCAMP, Gastrocentro, HC, Hemocentro, IA, IB, IC, IFGW, IG, LACTAD, Prefeitura da Unicamp, SAR.

Das 39 unidades ou órgãos participantes, 35 apresentaram o Plano de Gestão de Resíduos Local. As unidades entregaram seus planos como trabalho de conclusão das atividades.
A próxima etapa será a realização de visitas a algumas unidades ou órgãos, para avaliação das implantações e implementações propostas nos planos.
É premente que haja ações educativas socioambientais de capilaridade em cada unidade ou órgão para execução do PGRL, em busca de uma universidade mais sustentável.

Print Screen de uma aula durante o ciclo de cursos.

Agradecemos a EDUCORP pela parceria e a GEARE pela coordenação e execução dos servidores Maria Gineusa de Medeiros e Souza, Amanda Roberta de Almeida e Washington Roberto Rodrigues da Silva .