Coordenador do Campus Sustentável – CSUS/DEPI participa de debate sobre produção de energia limpa no Brasil na COP27

A 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-27, está acontecendo entre 6 a 18 deste mês, em Sharm El Sheikh, no Egito. Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador do Escritório Campus Sustentável (CSUS/DEPI) e diretor do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn/FAPESP), representa a Unicamp e já participou do painel Infraestrutura de apoio à transição energética, no pavilhão brasileiro.

O painel discutiu o processo de implantação da energia limpa e destacou o Brasil na liderança desse trabalho, considerando a sua produção de hidrogênio verde, a partir da energia eólica e fotovoltaica, como a instalações em alguns edifícios da Unicamp.

Também participaram do painel Paulo Artaxo, professor da Universidade Estadual de São Paulo (USP) que trabalha com física aplicada a problemas ambientais, Elbia Gannoun, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e Roberta Cox, coordenadora de licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O professor Pereira também participará de outros painéis, como a discussão sobre o papel das universidades contra a emergência climática e o Brasil como potência verde na governança ambiental e do clima.