DEPI-GEARE realizará o evento Reunião de Facilitadores RCC

Gostaríamos de convidá-los para nossa primeira reunião com os facilitadores de RCC deste ano, que acontecerá na quarta-feira, 17 de abril de 2024, das 14h30 às 16h, conforme o calendário da GEARE.

A reunião será realizada por videoconferência, pelo link disponível na imagem desse post ou pelo link https://meet.google.com/azv-dhmp-dcq.

Nesta ocasião, teremos uma palestra com o tema “A reciclagem de blísteres em produtos de PVC Wood para a construção civil”, ministrada pela Sra. Hermine Luiza Schreiner, sócia-proprietária e diretora de uma indústria produtora de perfis plásticos para a construção civil. A empresa dela é uma referência no mercado e tem muito a compartilhar conosco. Não percam!

No início da reunião, teremos alguns informes da GEARE a serem apresentados pela nossa diretora, Regina Mesquita Micaroni (10 minutos). Em seguida, a palestra abordará a reciclagem de blísteres para reutilização na construção civil, reduzindo custos e promovendo a preservação do meio ambiente. Vamos aprender como esses materiais plásticos podem ser transformados em produtos úteis, evitando que acabem em aterros sanitários e sobrecarreguem nosso ambiente.

Além disso, serão destacadas as características físicas desses produtos, como resistência ao fogo, impermeabilidade, durabilidade e estética atrativa.

Contamos com a presença de todos vocês! Até lá!

#facilitadoresunicamp #sustentabildiade

1ª Reunião de Facilitadores Ambientais da Universidade Estadual de Campinas em 2024

Em 19/03/2024, das 10h às 11h30, ocorreu a primeira reunião de facilitadores ambientais da Universidade Estadual de Campinas sob a coordenação da Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos (GEARE). O evento teve como objetivo informar o cronograma de ações previstas para o primeiro semestre de 2024 relacionadas à destinação e gestão de resíduos perigosos e a apresentação da palestra  “Serviços de Gestão de Resíduos do Departamento de Limpeza Urbana de Campinas”. 

A Dra. Regina Mesquita Micaroni, coordenadora da GEARE, destacou a importância da conscientização e aprimoramento técnico dos facilitadores ambientais para promover práticas sustentáveis dentro da universidade. A  palestra, com foco na atualização técnica dos facilitadores, teve como tema os “Serviços de Gestão de Resíduos do Departamento de Limpeza Urbana de Campinas” e foi proferida pelo Engenheiro Alexandre Gonçalves, renomado profissional com mais de 40 anos de experiência em gestão de resíduos. O engenheiro Alexandre Gonçalves é assessor na equipe da Engenheira Silma F. Ferreira, Diretora do Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de Campinas, que também esteve presente no evento juntamente com a Engenheira Daniele Dias Barreira. 

O evento contou com a participação de 60 facilitadores de todas as unidades da universidade, demonstrando o engajamento e interesse da comunidade nas questões ambientais e de gestão de resíduos. A palestra ministrada pelo Engenheiro Alexandre Gonçalves foi enriquecedora, proporcionando aos facilitadores novos conhecimentos que possibilitam aprimorar suas práticas dentro do contexto ambiental.

A reunião foi um marco importante no compromisso da Universidade Estadual de Campinas com a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos naturais, reafirmando o papel fundamental dos facilitadores ambientais na promoção de uma cultura organizacional voltada para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Engenheiro Alexandre Gonçalves, assessor do Departamento de Limpeza Urbana de Campinas

Unicamp renova alvarás de Polícia Civil – SP para produtos químicos controlados

A fim de contribuir com a manutenção das atividades acadêmicas e garantir o atendimento aos requisitos legais, o Escritório de Produtos Controlados (EPC) da Unicamp realizou a renovação dos alvarás de atividades com produtos controlados expedidos pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP).

Para realizar atividades com os produtos químicos controlados, a Unicamp necessita obter e manter vigente as licenças exigidas pelos órgãos de controle. No caso da PC-SP, os documentos exigidos são os seguintes

  • Certificado de Vistoria (no qual “são especificados os produtos controlados que a empresa emprega com as respectivas quantidades máximas autorizadas para estoque”, Portaria DPC-3/2008);
  • Alvará para cada tipo de atividade (comercial, educacional, industrial, etc.).

O Certificado de Vistoria é válido por três anos e foi renovado ano passado, sendo o Certificado atual válido para o triênio 2023-2025. Já os alvarás devem ser renovados todos os anos. O EPC renovou os alvarás da Unicamp indicados abaixo, referentes ao ano de 2024:

  • Alvará para Fins Comerciais;
  • Alvará para Fins Educacionais;
  • Alvará de Importação e Exportação.

Se você tem alguma dúvida sobre as atividades que envolvam esses produtos, entre em contato com o Escritório de Produtos Controlados/DEPI (https://www.depi.unicamp.br/escritorio-de-produtos-controlados/) pelo e-mail control@unicamp.br ou acompanhe nossas redes sociais.

Comitiva da DEPI/GEARE  visita Ambipar e conhece Setor de Gestão e Valorização de Resíduos

Uma comitiva da DEPI/GEARE formada pelos funcionários da GEARE e facilitadores do IQ, IFGW e CCS realizou uma visita ao Grupo Ambipar em Nova Odessa (SP).

O encontro objetivava conhecer as instalações e serviços oferecidos pela empresa Ambipar que foi recentemente contratada pela universidade para realizar a destinação de cilindros contendo gases perigosos. Na atividade, ocorrida no último dia 8 de fevereiro, abordaram-se temas como gestão e valorização de resíduos, destinação de resíduos eletroeletrônicos e atendimento a emergências químicas.

Participaram da visita, Regina Mesquita Micaroni, Amanda Roberta de Almeida, Jorge Luís Florêncio, Luís Antonio Capeleto e Washington Roberto da Silva da GEARE, Patrícia Luisa de Souza Bergo do EPC, Edson Gilberto Avansini do IQ, Luana C. J. Espíndola e Frederico Hummel Cioldin do CCS e Arnaldo Luis Lixandrão Filho e Helio Tamio Obata do IFGW.

A comitiva da Unicamp conheceu o Centro de Treinamento da Ambipar no qual são realizados os treinamentos de atendimento a emergências químicas

A recepção e o tour pela empresa foram conduzidos por Alexandre Aboin da área comercial da Ambipar Response. 

Durante a visita, a comitiva da Unicamp conheceu as soluções completas para a gestão total dos resíduos industriais e o desenvolvimento dos projetos customizados, que prospectam novas rotas para os resíduos com foco em sua valorização. 

Visita ao laboratório de pesquisa em Gestão e Valorização de Produtos

GEARE participa da Calourada 2024 e dá as boas-vindas aos novos alunos da Unicamp

A GEARE participa desde 2014 da programação de recepção e orientação aos estudantes sobre educação ambiental e os programas ambientais da universidade.

Programação desta quarta-feira começou no ginásio multidisciplinar. Fotos: Antonio Scarpinetti/Unicamp
Programação desta quarta-feira começou no ginásio multidisciplinar. Fotos: Antonio Scarpinetti/Unicamp

A GEARE-DEPI esteve nesta quarta-feira (28) na Calourada 2024, com os funcionários Washington Roberto e Jorge Florêncio. O evento organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) marca a abertura do ano letivo na universidade. 

Jorge Florêncio da GEARE – DEPI

Os alunos recém-chegados puderam conhecer um pouco dos programas ambientais da universidade e saber das iniciativas de como colaborar para diminuir o resto-ingesta nos restaurantes universitários que giram em torno de 1,5 toneladas por dia. A GEARE também incentiva o uso das canecas entregues junto com o kit calouro 2024, com o objetivo de diminuir o uso de descartáveis plásticos de uso único.  Em 2016, a quantidade de copos descartáveis de 200ml estava em torno de 12 milhões de unidades, por ano, em toda a universidade. 

“Sejam bem-vindos e colaborem com uma Unicamp rumo à trajetória sustentável”, é o desejo da GEARE-DEPI

Na visita de mais de 150 alunos ao estande da GEARE foram apresentadas diversas iniciativas ligadas à sustentabilidade e consumo responsável onde os alunos podem colaborar. O Coletivo Ambiental do Instituto de Biologia esteve presente e, em parceria com a GEARE, a aluna Bruna Hornink do IB convidou os alunos para participarem do coletivo.

Bruna Hornink, do Coletivo Educador Ambiental Unicamp e aluna de doutorado do IB

Após a intervenção educativa no stand da GEARE, os calouros puderam fazer a adesão para participar de outras iniciativas que estão sendo planejadas para o Dia Mundial da Água e a Semana do Meio Ambiente 2024.

Foi concluída a obra de reforma dos sanitários do SAE/CLE UNICAMP

Foi concluída a obra de reforma dos sanitários do SAE (Serviço de apoio ao estudante) e do CLE (Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência), resultando em uma significativa modernização e melhoria das instalações. Com um investimento de R$ 202.504,63 e uma duração de 5 meses, a reforma não apenas renovou a estrutura física dos banheiros, mas também proporcionou diversas vantagens para os usuários e a instituição como um todo.

Essas melhorias não apenas elevam a qualidade das instalações do SAE/CLE, mas também contribuem para uma experiência mais satisfatória e segura para todos os usuários, consolidando o compromisso da instituição com a excelência e o bem-estar da comunidade atendida.

O Núcleo de Acessibilidade do Prédio dos Docentes do IFCH está em fase de conclusão

O Núcleo de Acessibilidade do Prédio dos Docentes do IFCH está em fase de conclusão, faltando apenas a resolução de algumas pendências para que o objeto contratado seja concluído.

A construção da ampliação foi retomada em agosto de 2023, após o primeiro contrato ter sido rescindido em julho de 2021.

Para que o prédio se torne acessível falta somente a instalação do elevador que se encontra em fabricação com previsão de instalação até agosto/2024.

Também há no núcleo banheiro totalmente adaptado e acessível.

A DEPI continua trabalhando para atender as demandas de acessibilidade da universidade.

GEARE – DEPI realiza levantamento das divisórias contendo amianto instaladas na Unicamp

Em 2023 a DEPI/GEARE realizou um levantamento visando a quantificação de divisórias instaladas no campus da “Cidade Universitária Zeferino Vaz” contendo amianto (asbesto) em sua composição, conhecidas comercialmente como divisórias Dry Wall. O objetivo deste trabalho foi ter um indicador da existência destes materiais nas dependências do campus.

  Para as divisórias contendo amianto em sua composição obteve-se como estimativa um total de 1.082 toneladas instaladas nas diversas unidades que compõem o campus Zeferino Vaz.

Em 2021 a DEPI/GEARE já havia realizado uma estimativa da quantidade de telhas contendo amianto instaladas nos diversos campi da universidade, obtendo um valor estimado de 2.544 toneladas de telhas contendo amianto no campus Zeferino Vaz e 312 toneladas nos demais campi.

Essas estimativas são muito importantes, pois o amianto é um resíduo perigoso, cuja destinação deve ser  ambientalmente adequada, conforme Lei Federal Resolução CONAMA 307 e suas alterações, Lei Estadual – SP 12.684/2007 e suas alterações e Resolução GR/Unicamp 03/2009. A legislação estadual proíbe a utilização e o reuso de materiais, produtos e artefatos que contenham qualquer tipo de amianto em sua composição. Dessa forma, todo material contendo amianto que for removido do local onde se encontra instalado deverá ser encaminhado para aterro de produtos perigosos. Cabe mencionar que quando instalados esses materiais não apresentam risco à saúde, o risco advém da manipulação e corte das peças (geração de pó).

Ambientes de trabalho construídos com divisórias  contendo amianto em unidade do campus da Unicamp.

Nos anos de 2022 e 2023, a GEARE destinou 75,76 e 145,13 toneladas, respectivamente, de resíduos contendo amianto em sua composição para destinação final em aterro de produtos perigosos. É importante lembrar que no ano de 2023 a cobertura de vários prédios do campus Zeferino Vaz foi substituída para permitir a instalação de painéis fotovoltaicos, o que resultou num aumento significativo na quantidade de resíduos de amianto destinada.

Tratamento no local, para a destinação adequada de resíduos contendo amianto, (telhas e divisórias Dry Wall).

CSUS-DEPI representa a Unicamp na COP28

Dra. Thalita Dalbelo, coordenadora da Coordenadoria de Sustentabilidade da UNICAMP, ligada a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI), esteve presente na COP28 representando a universidade. Acompanhada de Patrícia Mariuzzo, representando o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) e Sônia Seixas, representando a Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental (CAMEJA), elas participaram das atividades relacionadas as ações de ensino do evento.

Na COP28, o Setor do Ensino Superior teve uma presença significativa, destacando-se em vários eventos e liderando discussões importantes. Um dos momentos notáveis foi a convocação de grupos latino-americanos para aumentar a participação e a colaboração na COP30 no Brasil. Além disso, houve uma mesa redonda da Rede de Redes para identificar as contribuições do setor às prioridades dos Campeões de Alto Nível e da Parceria de Marraquexe para a ação climática, reunindo representantes de mais de 20 redes de Ensino Superior e grupos parceiros da ONU. Ambos os eventos visaram fortalecer a presença regional e global do ensino superior na luta contra as mudanças climáticas.

#cop28 #unicamp #sustentabilidade

Obra de Construção do Núcleo de Acessibilidade do Instituto de Artes foi retomada

Após conclusão do estudo, projeto e execução do remanejamento da infra estrutura elétrica, a obra de Construção do Núcleo de Acessibilidade do @iaunicamp foi retomada, sendo que a etapa de demolição dos blocos da escada do prédio administrativo e biblioteca foram concluídos.

A empresa se prepara para a segunda etapa que é a execução da fundação, programada para iniciar na segunda quinzena de fevereiro. Conforme já informado em nossas redes, essa obra visa a construção de um prédio que fará a ligação entre o prédio da Administração e o prédio da Biblioteca do IA, provendo acessibilidade para todo o complexo.

Acompanhe essa e outras obras da universidade seguindo as redes sociais da DEPI!

#obras #acessibilidade #unicamp