Unicamp presente na Conferência da Rede Internacional de Campus Sustentável

Unicamp presente na Conferência da Rede Internacional de Campus Sustentável

Na próxima semana, de 11 a 14 de junho, acontece a Conferência Anual da Rede Internacional de Campus Sustentável (ISCN – International Sustainable Campus Network), no campus da Universidade de São Paulo (USP). A ISCN é uma associação sem fins lucrativos de faculdades e universidades de renome mundial, representando mais de 30 países que tem como objetivo integrar de forma holística a sustentabilidade nas operações, pesquisa e ensino dos campi em todo o mundo. Desde 2015 a Unicamp faz parte da rede. Os signatários do ISCN / GULF Carta Campus Sustentável reconhecem que as organizações de pesquisa e de ensino superior têm um papel único a desempenhar no desenvolvimento de tecnologias, estratégias, cidadãos e líderes necessários para um futuro mais sustentável. A assinatura da presente Carta representa o compromisso público de uma organização para alinhar suas operações, pesquisa e ensino com o objetivo de sustentabilidade. Os signatários se comprometem a: 1) implementar as três ISCN / GOLFO princípios campus sustentável descritas abaixo, 2) definir metas concretas e mensuráveis ​​para cada um dos três princípios, e se esforçam para alcançá-los,3) e informar regularmente e publicamente sobre o desempenho de suas organizações neste respeito.

O objetivo da Conferência da ISCN 2019 é enfatizar o poder que as parcerias colaborativas podem ter no papel que as IESs desempenham no progresso do desenvolvimento sustentável. Por meio da participação ativa e envolvimento de seus membros e convidados pretende-se compartilhar conhecimento, cultura, modelos e métodos para avançar ainda mais com o compromisso para o desenvolvimento da sustentabilidade. Os benefícios do compartilhamento de experiências irão construir e expandir as relações e redes de especialistas dentro da ISCN e incentivar intercâmbios contínuos ao longo do ano.

No segundo dia do evento, 13 de junho, e dentro do eixo “Mudança cultural e definição de estratégias”, a diretora do Plano Diretor Integrado da Unicamp, Thalita Dalbelo, vai participar o Plano Diretor da Universidade e o projeto do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS).