Plano Diretor Integrado – Teste

O Plano Diretor Integrado da Unicamp é um instrumento de planejamento urbano que inclui a sustentabilidade na gestão dos campi. O objetivo é integrar a gestão da Unicamp como universidade sustentável ao uso e à ocupação do território. Essa integração tem como premissa o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e envolve a participação de todos os atores sociais da universidade em seus seis campi e os respectivos entornos, que envolvem as cidades de Campinas, Paulinia, Limeira e Piracicaba.

O PD-Integrado estabelece princípios, diretrizes e normas de desenvolvimento territorial, considerando as vocações das áreas urbanizadas da Unicamp e definindo as vocações das novas áreas. O desenvolvimento desse planejamento ocorre com a colaboração comunidade universitária através de oficinas para construção do panorama atual; dos cenários futuros desejados; das diretrizes e projetos para alcançá-los e dos indicadores, responsáveis pelo monitoramento desses cenários. 

O PD-Integrado está organizado em seis áreas de planejamento: 

São objetivos do Plano Diretor Integrado:

– Elaborar e atualizar o panorama dos campi nas dimensões de uso urbano e patrimônio, infraestrutura urbana, meio ambiente, mobilidade e acessibilidade, vivência e fricção social e universidade e sociedade.

– Estabelecer diretrizes para alcançar os cenários futuros desejados pela comunidade universitária e pelas demandas da sociedade e mantê-las atualizadas.

– Desenvolver e atualizar o masterplan que contemple os cenários desejados e as soluções para os setores de vocações dos campi universitários e seus parâmetros de qualidade de ocupação.

– Institucionalizar o Plano Diretor Integrado em toda universidade.

– Desenvolver projetos urbanos voltados para as diretrizes do PD Integrado.

– Atualizar o Plano Diretor Integrado periodicamente.

– Implantar os princípios do International Sustainable Campus Network (ISCN) ao planejamento dos campi e representar a universidade nas atividades dessa rede.

– Acompanhar indicadores da sustentabilidade no campus.

– Estabelecer relações com os institutos e faculdades da Unicamp para parcerias em laboratórios vivos nos campi.

– Elaborar e atualizar o Código para Projetos de Empreendimentos nos campi.

O produto do desenvolvimento do PD Integrado estará em constante atualização e será publicado quadrienalmente, de forma a estabelecer os princípios, diretrizes e normas de planejamento urbano sustentável para a Unicamp. O plano tem a sustentabilidade urbana como conceito norteador e é desenvolvido a partir de áreas de planejamento urbano que fazem a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  • Uso Urbano e patrimônio
  • Meio Ambiente
  • Infraestrutura urbana
  • Mobilidade e acessibilidade
  • Vivência e Fricção Social
  • Universidade e Sociedade.

O documento resultante desse trabalho – a versão 1.2 do Plano Diretor Integrado –  foi apresentado e aprovado pela COPEI,  em dezembro de 2018. O Plano Diretor Integrado ainda fará oficinas de colaboração da comunidade acadêmica – professores, alunos e funcionários representantes das faculdades e institutos – e integrará de forma mais completa os demais campi da Unicamp. Além disso, ainda haverá o processo de desenho do masterplan que contempla o cenário futuro desejado e todas as integrações necessárias com as prefeituras municipais dos respectivos campi.

Conheça as ações do Plano através do Facebook
Siga-nos!
Leia o Plano Diretor Integrado da Unicamp

Este documento é apenas para consulta, não constituindo a versão final do Plano

Abrir

Equipe

Thalita dos Santos Dalbelo – Ramal 18102

Gabriela Marques Romero – Ramal 14107

Aline Eid Galante – Ramal 14369

Adriana Botelho Dieguez

Talita Meulman Torniziello