Georreferenciamento da DEPI lança mapa da população da UNICAMP

A Coordenadoria de Georreferenciamento da DEPI lançou o dashboard da população da Unicamp, com informações agregadas da localização de professores, alunos e funcionários mostradas através de web map, indicadores e gráficos dinâmicos.

Foram utilizadas informações cedidas pela DGRH (Diretoria Geral de Recursos Humanos) e pela DAC (Diretoria Acadêmica) para a construção dos bancos de dados geográficos (através do processo de geocodificação), construção do mapa temático com informações de localização agregadas (mantendo o sigilo dos dados pessoais) e, por fim, construção do dashboard para visualização do web map temático e dos indicadores e gráficos, todos funcionando de forma dinâmica.

No dashboard, ao mover o web map, os índices e gráficos se modificam e mostram os números correspondentes à localização mostrada no mapa. Do lado esquerdo do dashboard é possível visualizar os indicadores e gráficos dinâmicos correspondentes aos funcionários docentes e técnico-administrativos (ano-base 2017), com informações sobre o total de funcionários, funcionários por Unidade e funcionários por tipo/horário de trabalho. Do lado direito são mostradas as informações correspondentes aos alunos de graduação e pós-graduação em atividade no ano de 2019, como alunos por curso e alunos por cor/raça declarada. Ao clicar sobre qualquer conteúdo nos gráficos, o mapa e todos os outros índices e gráficos são filtrados, mostrando algumas especificidades em relação à população da Unicamp e à sua distribuição no território, em qualquer escala.

O dashboard visa fornecer informações geográficas para subsidiar ações de planejamento e gestão da Unicamp em diversos níveis, sobretudo em temas como mobilidade e acessibilidade, smart campus e planejamento urbano sustentável, servindo, também, como fonte de dados para pesquisas. O dashboard pode ser acessado neste link ou no Atlas da Unicamp.