A equipe da DEPI-GEO vem realizando várias atividades, organizadas e supervisionadas de forma contínua, para viabilizar a construção do Web Map dos ambientes internos. A primeira atividade a ser realizada em cada localidade é a aquisição de plantas-baixas existentes das edificações da unidade. Geralmente estas plantas-baixas, quando existentes (em formato CAD, imagem ou mesmo em papel), estão desatualizadas, sendo necessários levantamentos in loco de cada ambiente interno para atualização das plantas-baixas das edificações. O resultado destes levantamentos é bastante relevante, haja vista a construção de uma base atualizada destas plantas-baixas em CAD e sua disponibilização para a própria Unidade e para as áreas de projeto e planejamento.
Após atualização das plantas-baixas, inicia-se o processo de padronização dos arquivos CAD para extrair as informações necessárias que irão alimentar o Web Map dos ambientes internos. Na plataforma ArcGIS, são extraídas as informações geométricas (o “desenho” de cada ambiente interno) e realizado o seu georreferenciamento e são adicionadas informações quantitativas e qualitativas para cada ambiente interno a partir de uma planilha.
O resultado é uma “camada” com a representação de todos os ambientes internos das edificações, com uma tabela de atributos com as informações de cada ambiente, como tipo de uso (sala de aula, sala de professor, auditório, administrativo etc.), área, nome geral, andar e se a geometria está atualizada ou não. Esta camada é carregada na nuvem de dados geográficos (ArcGIS Online), onde são construídos os mapas temáticos, compartilhadas as informações e publicados os Web Maps.
Oferecer uma ferramenta de gestão e planejamento para a Universidade, por meio de mapas online dinâmicos que representam uma nova forma de visualização, tratamento e produção de informações.
Neste projeto, pretendemos criar e manter uma base georreferenciada de informações quantitativas e qualitativas de todos os ambientes internos da Unicamp. Essa base também pode ser um repositório dinâmico de novas informações e, consequentemente, possibilitar a construção de novos Web Maps temáticos, aplicativos e dashboards, através de ferramentas de geoprocessamento (principalmente o ArcGIS Online, ArcGIS Pro e AutoCAD).
Web Map dos ambientes internos de todos os prédios de todos os campi da Universidade, classificado (por cores) por tipo de uso de cada compartimento interno, além de informações customizadas para as Unidades interessadas (por exemplo, mapa das salas onde estão os equipamentos multiusuário, controle georreferenciado de patrimônio de equipamentos e mobiliário etc.).
O projeto teve início oficial junto à Reitoria/CGU/Planes em agosto/2018 e tem previsão de término em 2020. Está dividido em `3 ciclos`, sendo que o 1º ciclo se encerra em 29/03/2019 (49 edificações), o 2º ciclo em 31/10/2019 (47 edificações) e o 3º ciclo em 29/05/2020 (45 edificações). SERÁ MODIFICADO DEVIDO À PANDEMIA
Mapas 2D e 3D dos levantamentos dos ambientes internos das edificações da Unicamp. Software ArcGIS Pro. Elaboração: DEPI-GEO. Data: 25/01/2019.
Inaugurado em 1918, foi projetado por Ramos de Azevedo, em alvenaria de tijolos e estilo eclético. Apresenta três pavimentos, um deles porão utilizável, com plantas distintas entre si e simétricas em relação ao seu eixo transversal. O movimento da sua elevação principal é dado pela existência de corpos salientes, pequenas sacadas e diferentes modelos de esquadrias.
Situado na rua Culto a Ciência, 177, região central de Campinas, possui um grande valor histórico e arquitetônico, sendo tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas – CONDEPACC e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.
O Cotuca – Colégio Técnico de Campinas – esteve instalado até 2014 no prédio, doado em testamento por Bento Quirino dos Santos, cuja intenção era de que nele funcionasse uma Escola Técnica. Criado em 1967, o Colégio Técnico de Campinas, vinculado à Unicamp, é uma instituição de ensino pública e gratuita que atua na formação profissional de nível técnico e oferece ensino médio para alguns de seus cursos. O Colégio oferece dezoito opções de cursos técnicos e três opções de especialização no nível técnico, que abrangem seis grandes áreas (Industrial, Informática, Saúde, Telecomunicações, Gestão e Meio Ambiente).