Geocodificação das bases de dados da Unicamp

O processo de geocodificação consiste na transformação de informações alfanuméricas em informações georreferenciadas, que possibilitam a criação de mapas temáticos.

As informações de entrada podem ser coordenadas geográficas (latitude, longitude), endereços (logradouros), códigos postais (CEP) ou recortes territoriais (bairro, cidade, estado país), que normalmente (mas não necessariamente) são organizadas em planilhas eletrônicas.

As plataformas de geoprocessamento possibilitam a transformação destas informações em camadas geográficas, compostas por uma informação geométrica (pontos georreferenciados) e uma informação tabular (atributos), que são indissociáveis. Após a criação da camada geográfica, é possível construir web maps temáticos, story maps, dashboards, entre outros aplicativos, com a utilização da plataforma ArcGIS.

Bancos de dados da Unicamp e geocodificação:

A Unicamp possui diversos sistemas de informação e bancos de dados das mais diversas naturezas e funções, refletindo a diversidade de áreas de atuação da Universidade e a organização de todo o seu acervo de dados.

A Coordenadoria de Georreferenciamento está transformando em mapas os principais bancos de dados da Unicamp, possibilitando um olhar nunca antes visto da Universidade. Visualizar dinamicamente a distribuição espacial de funcionários, alunos, professores, pacientes dos hospitais, vestibulandos etc. com mapas temáticos, mapas de calor, cruzamento de camadas, entre outros formatos, fornece novos subsídios à gestão da Universidade (nos mais diferentes níveis), ao planejamento territorial (em qualquer escala) e à transparência.

Web maps públicos e privados


Os web maps públicos (que não exigem usuário e senha para acesso) são produzidos tomando o cuidado de manter o sigilo das informações disponibilizadas, para que não haja identificação individual de pessoas e/ou endereços exatos.

Os web maps privados, cujo acesso é restrito (exige permissão), são produzidos exclusivamente para fins de gestão e planejamento da Universidade.

Story map dos vestibulares 2012 e 2018

Story map dos vestibulares 2012 e 2018

Story map dos vestibulares 2012 e 2018

ACESSE AQUI

Hover Box Element

Hover Box Element

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Hover Box Element

Hover Box Element

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Ações durante a pandemia:

Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus em 2020, a Coordenadoria de Georreferenciamento vem colaborando em duas frentes de trabalho que envolvem processos de geocodificação:

– Ação conjunta com Prefeitura de Campinas para mapeamento de famílias em situação de vulnerabilidade e locais de distribuição de cestas básicas mais próximas;

– Ação conjunta com a DEAS (Diretoria Executiva da Área de Saúde da Unicamp) para construção do dashboard dos casos confirmados de Covid-19 atendidos pelos hospitais da Unicamp e dashboard dos casos suspeitos do Hospital de Clínicas da Unicamp.