DEPI realiza pesquisa sobre uso de papel e copos plásticos na Unicamp

DEPI realiza pesquisa sobre uso de papel e copos plásticos na Unicamp

Quantas unidades da Unicamp fazem coleta seletiva de resíduos, existe algum programa para redução do uso de descartáveis plásticos de uso único, você é a favor da supressão do uso de copos plásticos? Essas foram algumas perguntas da pesquisa sobre uso de papel e plástico na Unicamp. Conduzida entre 10 e 24 de setembro, o estudo foi organizado pela equipe do Plano Diretor da Unicamp, em parceria com o Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), ligados à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI). De acordo com a arquiteta Thalita Dalbelo, que coordena do Plano Diretor da Unicamp, o objetivo da pesquisa é obter subsídios para compor as ações do Plano Diretor da Universidade.

O questionário enviado foi respondido por 408 pessoas. Os resultados desse levantamento indicam que há um bom envolvimento dos órgãos e núcleos da Unicamp em programas de coleta seletiva de resíduos (67,5). Também há diversas iniciativas para redução do uso de descartáveis plásticos, como copos e mexedores (63,6%). CCUEC, Cepetro, CPO, DEPI, IFCH e IQ são exemplos de unidades que eliminaram os copos descartáveis plásticos de uso único. O Cecom mantém o uso apenas para pacientes. Isso se reflete no número total de copos utilizados: em 2016 foram utilizados pouco mais de 12 milhões de copos, em 2018 foram cerca de 10 milhões. Veja abaixo os números do uso de copos plásticos nos restaurantes da Unicamp.

 

Outro dado importante coletado na pesquisa foi que 88% dos respondentes se declararam a favor da supressão do uso de descartáveis plásticos de uso único na sua unidade. Entre as dificuldades apontadas para a eliminação de copos plásticos está a ausência de copeiros para limpeza de copos e xícaras e ainda a alta frequência de visitantes na universidade.

Veja a apresentação completa, com os resultados da pesquisa clicando aqui.

Por Patricia Mariuzzo