Depi lança pesquisa sobre uso de plástico na Unicamp

Depi lança pesquisa sobre uso de plástico na Unicamp

Aproveitando a segunda edição da Semana Lixo Zero, que acontece na Unicamp de 16 a 23 de setembro, a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) desenvolveu um formulário para conhecer a opinião da comunidade da Unicamp sobre o uso de papel e plástico. A partir do resultado da pesquisa será possível alinhar as diretrizes do Plano Diretor Integrado da Unicamp. O questionário está disponível no link.

A redução do uso de plástico, especialmente os chamados de uso único, é um dos grandes desafios da educação ambiental. Reportagem publicada na revista Pesquisa Fapesp traz a informação de que os produtos plásticos de uso único, aqueles com vida útil efêmera, são a maior preocupação dos ambientalistas, por serem descartados imediatamente após sua utilização. Entre 35% e 40% da produção atual é composta por esse tipo de material, nos quais se incluem copos, sacolas, canudos, embalagens e talheres descartáveis. Os demais são produtos de longa duração, uma gama diversificada de itens que vai de celulares a peças automotivas, de tubulações para água e esgoto a equipamentos médicos e de informática. Em entrevista para a revista, o professor do Instituto de Química da Unicamp, Salomão Munir Skaf, afirmou que a poluição por materiais plásticos é um grave problema ambiental e requer, para seu enfrentamento, três abordagens complementares: a drástica redução do uso, a substituição por novos materiais (com características similares ao plástico sintético) facilmente degradáveis e a destinação adequada dos resíduos, via coleta e reciclagem.

A Unicamp, por meio do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), promove e incentiva ações para reduzir o uso de plásticos de uso único.  A equipe de georreferenciamento localizou essas iniciativas no Mapa Lixo Zero.

Ao longo da Semana Lixo Zero, diversas unidades de ensino e núcleos administrativos vão abolir o uso de copos plásticos. Durante o Fórum Permanente sobre o Hub Internacional sobre o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que acontece na próxima segunda feira, dia 16 de setembro, os copos que seriam utilizados no café serão substituídos por xícaras de porcelana.

No vídeo abaixo, conheça alguns informações sobre a questão do plástico no mundo.