DEPI elabora Plano de Retomada com Guia de Orientações

DEPI elabora Plano de Retomada com Guia de Orientações

                                  

Mesmo ainda sem a previsão para a retomada das atividades presenciais na Unicamp, a Reitoria solicitou às Unidades e Órgãos um plano de retomada que contemple as especificidades de  cada área. A partir de uma pesquisa com todos os colaboradores da equipe, foi elaborado um Plano de Retomada e a ainda um Protocolo de Retorno – guia com orientações sobre o uso dos espaços e equipamentos, higienização e regras de comportamento.

Desde 13 de março, quando a Unicamp suspendeu as atividades presenciais pela primeira vez, a DEPI tem atuado com 99% de suas atividades de forma remota. Superadas as dificuldades iniciais de adaptação, como adequação de equipamentos, local de trabalho em casa, planejamento da rotina, entre outras, a equipe julga que os resultados do trabalho remoto têm sido satisfatórios, e que no futuro, uma estratégia híbrida, com trabalho remoto e presencial, pode ser bem vinda.

Atividades como a fiscalização das obras, que dependem da presença dos engenheiros nos canteiros, foram redistribuídas por meio de rodízio e seguindo as recomendações feitas pelo SINDUSCON (Sindicato da Construção Civil). As obras, a exemplo da construção civil em todo o país, prosseguiram com as atividades normais, embora em um  ritmo mais lento, devido às dificuldades em adquirir materiais e as incertezas em diversos momentos sobre a continuidade ou não das atividades comerciais. 

O Plano de Retomada foi elaborado na estratégia de retorno gradual dos colaboradores ao campus, dividido em 5 fases, baseado na proposta preliminar apresentada pela Reitoria. O Protocolo de Retorno foi montado em uma estrutura visual que possibilita ao usuário ter acesso claro e fácil às informações nele contidas. Ele descreve todos os prédios ocupados pela DEPI, indicando seus acessos e delimitando áreas de higienização em cada um. Descreve, também, como serão essas áreas quando as atividades presenciais forem retomadas em termos de medidas de higiene e sinalização. Visando a segurança de todos os colaboradores, o Protocolo de Retorno traz ainda informações sobre o uso das máscaras, medidas de higiene, limpeza e o distanciamento necessário, além de dicas pessoais e boas práticas para o retorno ao trabalho presencial. 

Acesse aqui a apresentação completa com o Protocolo de Retorno e o Plano de Retomada com os resultados da pesquisa realizada.

 

Por Aline Eid e Talita Mendes